De acordo com o Yahoo!Notícias, um estudo conduzido por três universidades na Nigéria mostrou que o uso do medicamento ivermectina pode afetar a saúde reprodutiva dos homens. Segundo o levantamento, cerca de 85% dos 385 pacientes analisados desenvolveram algum tipo de problema relativo a capacidade reprodutiva.

Leia mais: Dose de reforço para todos requer mais dados, diz infectologista

Os pesquisadores concluíram que “houve uma significativa queda na quantidade de espermatozoides dos pacientes” após o uso do medicamento que, normalmente, é utilizado para combater parasitas. No Brasil, porém, o remédio foi indicado, de maneira errada, como tratamento preventivo para a Covid-19 e chegou até a ser distribuído no “kit covid”.

Vale ressaltar que ainda que não há, até o momento, nenhum medicamento capaz de impedir a contaminação pelo Sars-CoV 2. As únicas maneiras de prevenção é com as medidas sanitárias, como a utilização de álcool em gel e, agora, com a vacinação.

Ainda segundo o Yahoo!, a Food and Drug Administration (FDA), agência de medicamento dos Estados Unidos, não permitiu que os estadunidenses fizessem uso da ivermectina no tratamento da Covid, nem para animais.