Estudo vai avaliar perfil de pessoas que vivem em situação de rua em Goiânia (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) estão se preparando para realizarem o Segundo Censo da População em Situação de Rua e o Primeiro Censo dos Trabalhadores de Rua, a iniciativa é chamada de Pop Rua 2019. Hoje (25), foram entregues certificados para 40 pessoas que fizeram um curso de capacitação e irão ajudar na execução da pesquisa. A solenidade foi realizada na sede da Rádio Universitária da UFG, no Lago das Rosas, Setor Oeste.
O Pop Rua 2019 é uma pesquisa que vai ser realizada pela UFG e os dados serão usados pela Prefeitura de Goiânia como base para criar novas políticas públicas para moradores e trabalhadores de rua. O principal objetivo do estudo é avaliar o perfil de pessoas que vivem em situação de rua. Os pesquisadores, que receberam certificados hoje, fizeram aulas durante sete dias no Núcleo de Estudos Sobre Criminalidade e Violência (NECRIVI) da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, para saberem como proceder.
O coordenador da pesquisa, Dijaci Davi de Oliveira, disse que o próximo passo é interno e que em seguida a o estudo será iniciado. O Secretário de Direitos Humanos de Goiânia, Filemon Pereira, afirmou que o Pop Rua 2019 será o início de um importante projeto de políticas públicas voltado para a população em situação de rua. A previsão é que a pesquisa seja finalizada até o início do mês de novembro.