Foto: Divulgação

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Goiás (ABRH/GO), a Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) e o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac), realizam nos dias 22 e 23 de novembro, na Faculdade Senac – Campus Santa Genoveva, em Goiânia a 8ª edição estadual do ABRH na Praça. O evento, referência nacional em geração de empregos e intercâmbio entre empresários e futuros colaboradores, faz parte do calendário nacional da entidade e em Goiás vai oferecer oportunidades de emprego, palestras de orientação e capacitação para o mercado de trabalho, com o foco nos processos seletivos, consultorias gratuitas, processos seletivos simplificados e entrevistas de emprego. 

Segundo a organização do ABRH na Praça a expectativa nesta edição é atender a um público estimado de 25 mil pessoas. “Queremos realmente somar neste momento e fazer a diferença. Por essa razão, através de um levantamento junto às empresas associadas e parceiras do ABRH na Praça, vamos ofertar em torno de 3 mil oportunidades imediatas de trabalho”, justifica o presidente da diretoria executiva da seccional Goiás, Dadson Borges de Moraes.    

Neste mesmo espírito de colaboração e expertise na qualificação profissional, que o Senac participará da edição goiana do evento, respondendo pelos cursos profissionalizantes que serão ministrados durante o ABRH na Praça. Com mais de 70 anos de dedicação à educação profissional, a entidade lançará durante no evento o Fórum Permanente de Geração de Empregos, um projeto da Fecomércio que com apoio do governador e senador eleitos, Ronaldo Caiado e Vanderlan Cardoso, respectivamente, se propõe a buscar e gerar ainda mais vagas de emprego em Goiás. 

“Ano a ano, o Senac tem desenvolvido ações pensadas e planejadas com qualidade e os resultados têm sido cada vez mais positivos. Com a missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, participa deste grandioso evento com a certeza de que será um sucesso, principalmente com desenvolvimento econômico do estado, resgate da dignidade do trabalhador goiano e ampliação do conhecimento”, manisfestou-se a entidade. 

É o que também defende o presidente da ABRH/GO. “O ABRH na Praça é um evento transformador e nosso objetivo não é meramente captar currículos. É despertar em cada pessoa, que esteja ou não inserida no mercado de trabalho, a buscar por conhecimento. Queremos ser a força motriz pela busca por aprimoramento de suas potencialidades. Para isso, estamos há alguns anos investindo na realização de palestras, fóruns e congressos direcionados aos profissionais de Recursos Humanos de empresas e consultorias porque percebemos que uma parcela das vagas ofertadas nas últimas edições do ABRH na Praça não foram preenchidas porque muitos candidatos apresentavam-se com pouca qualificação profissional e não atendiam ao perfil das oportunidades. Entendemos que todo o processo de capacitação e qualificação de bons profissionais tenha alguma contribuição do profissional de recursos humanos”, explica o presidente da ABRH Goiás.

O presidente da ABRH Goiás ainda reforça que além da inserção do futuro colaborador no mercado de trabalho, o ABRH na Praça quer conscientizar à população que vários setores da economia possuem oportunidades, mas cabe aos futuros colaboradores se lançarem no mercado de forma qualificada. “O que vem impedindo uma mudança significativa no quadro de desemprego é a baixa ou ausência completa da qualificação dos candidatos”, enfatiza Dadson. “Precisamos mais que nunca educar nossos candidatos de que a qualificação laboral é constante, nunca para”, analisa. 

Vale dizer que nesta edição do ABRH na Praça todos os currículos recebidos serão disponibilizados para a análise dos nossos associados, inclusive aqueles que não estejam participando do evento. “Nosso objetivo é fazer o intercâmbio real entre os candidatos e colaboradores e as empresas que dispõem de oportunidades de trabalho”, reafirma o presidente Dadson.