Dois ex-presidentes, um do Goiás e outro do Vila Nova, iniciaram projetos em clubes do interior do estado envolvidos em competições organizadas pela Federação Goiana de Futebol (FGF). Syd Oliveira Reis, na Associação Desportiva Hidrolandense , e Eduardo Barbosa, no Aparecida Futebol Clube.
>>>Ex-meia do Goiás é reforço no Vila Nova
>>>Com novidades, Goiás encara o Confiança fora de casa; confira as prováveis escalações
Associação Desportiva Hidrolandense
Syd Oliveira Reis foi presidente do Goiás Esporte Clube nos anos de 2009 e 2010, e atualmente sua relação com o clube é de Conselheiro Vitalício. O dirigente está começando um novo projeto da cidade de Hidrolândia, que segundo ele, é onde tem alguns empreendimentos. A Associação Desportiva Hidrolandense está em fase de transição, e assim o ex-presidente esmeraldino optou por assumir a direção do clube. O time vem com o objetivo de prestar serviço social ao município que está na região metropolitana de Goiânia.
“Tivemos o apoio do prefeito José Délio e da equipe e assim encertamos um trabalho lá para desenvolver nas crianças a prática esportiva, principalmente naquelas crianças que estão abaixo dos 13 anos para que eles tenham a oportunidade praticar esportes, se alimentar bem e desenvolver uma filosofia de vida mais ligada ao campo da saúde”.
Apesar da renovação, a Hidrolandense já possui em sua trajetória a participação em várias competições de base e agora está se preparando para mais uma. A equipe vai disputar a primeira divisão do Campeonato Goiano Sub-17 e a estreia já é com o velho conhecido de Syd, o Goiás Esporte Clube. A partida será no dia 31 de agosto no CT Edmo Edmundo Pinheiro.
Segundo ele, outro objetivo do time é representar bem a cidade de Hidrolândia, porque a cidade gosta muito de futebol e da equipe, fundada em 1954. O projeto começou nas categorias de base, mas a ideia que se estenda, futuramente, até o profissional. “Para isso, a gente vai precisar de algum tempo para preparar os atletas, mas vamos seguindo com essa geração que está conosco”.
Além disso, Syd Oliveira se recordou dos tempos de Goiás e afirmou que continua com a “paixão verde” e que, acompanha com bastante atenção, a equipe atual do Esmeraldino e acredita no acesso a Série A. “Tenho muito orgulho da época em que fui presidente lá e procurei realizar um trabalho honesto, sério e quase que nós chegamos aos objetivos do Goiás, sendo campeões brasileiros ou então figurando na Libertadores”.
Aparecida Futebol Clube
Eduardo Barbosa está assumindo o Aparecida Futebol Clube. O ex-presidente do Vila Nova Futebol Clube afirmou que pela sua experiência no futebol goiano como jogador e dirigente, adquirida no colorado, acredita ser uma pessoa capacitada para assumir a nova equipe.
“É um time muito viável, principalmente pela cidade de Aparecida que tem um potencial muito grande. E o Aparecida (time) dentro desse contexto da cidade também se torna um clube muito viável e interessante de se trabalhar, sobretudo por ter o nome do munícipio também. Então fica muito simpático as pessoas que moram, as que nasceram, que tem uma história dentro de Aparecida simpatizarem com o clube”.
O Aparecida Futebol Clube é um time que prioriza as categorias de base, e o Sub-20 já está competindo em um campeonato que tem vaga para a Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Estreamos bem, vencemos por 2 a 0 o Morrinhos, onde eu vi uns quatro jogadores de um bom nível, inclusive um de 2005, um garoto de apenas 16 anos já jogando no Sub-20. Então, são coisas que estão me deixando bem animado quanto estar à frente do Aparecida hoje”.
De acordo com Eduardo, o objetivo do Aparecida é fortalecer a base, revelar jogadores e se fortalecer no cenário goiano e nacional, fazendo trabalhos com outras equipes menores. Eduardo Barbosa foi presidente do Vila Nova em 2012 e comentou que seu convívio com o clube é boa e que já teve convites para retornar ao Conselho Deliberativo, mas afirmou que agora, sua relação é de apenas torcedor.
“Recentemente, até colocaram a minha foto junto com as fotos dos ex-presidentes do Vila, mas meu pensamento, meu projeto hoje é estar focado totalmente no Aparecida”. O ex-jogador também relembrou passado vencedor nas categorias de base do Tigrão e comentou sobre o momento atual do clube.
“Agora eu falo como torcedor, como fanático pelo Vila Nova, nasci no Vila Nova, família tradicionalmente vilanovense. Fui campeão em todas as categorias de base do clube e até do profissional em 95 e da Série C em 96. Então sou muito apaixonado, gosto, me preocupo muito com o Vila Nova, e realmente é triste essa situação que o Vila chegou neste campeonato. Confio muito no trabalho do Hugo, bastante competente e tem feito um bom trabalho. E o que tem acontecido neste momento na parte do futebol foi uma instabilidade, os recursos que tinham para esse campeonato não seria ideal para disputar uma Série B também”.
Por fim, Eduardo comentou que o momento agora é de equilíbrio, cautela e voltar a somar pontos para que o Vila Nova não seja rebaixado, já que o Vila tem condições de sair dessa situação.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do Coordenador de Esportes Charlie Pereira.