Com o seu primeiro (e único) gol marcado pelo Criciúma, o atacante Henan, ex–Vila Nova, se tornou o herói do acesso dos catarinenses à Série B. A vitória por 1 a 0 no último sábado (6), em Belém, contra Paysandu, seguida da derrota do Botafogo-PB por 3 a 1 para o Ituano, formaram a combinação necessária para que o Tigre se juntasse ao próprio Ituano.
Eles ainda terão as companhias de Tombense, de Minas Gerais -que já havia se garantido com antecipação– e do Novorizontino, que neste domingo venceu o Manaus por 2 a 0 e também garantiu sua passagem para a segunda divisão do futebol Nacional.
Nomes conhecidos
Além do atacante Henan, o Criciúma conta com o zagueiro Alemão, que defendeu o Vila Nova em 2017, e o técnico Cláudio Tencati, que trabalhou no Atlético em 2018. No banco de reservas do Ituano, outro treinador que passou pelo futebol goiano: Mazola Júnior, vice-campeão estadual com o Vila Nova em 2017.
Nos dois outros times que subiram, o Tombense tem o goleiro Felipe Garcia, que defendeu o Anápolis e conquistou com o Atlético o título do Brasileiro Série B em 2016. O zagueiro Roger Carvalho, ex-Palmeiras e Fortaleza, e que atuou pelo Dragão em 2017, também está no elenco do time mineiro, que ainda conta com o volante Rodrigo, revelado pelo Goiás em 2015, e o meia-atacante Everton, que surgiu no Vila Nova no mesmo período.
Já o Novorizontino foi comandado técnico Léo Condé, que treinou Goiás em parte da Série B de 2016. Entre os jogadores titulares, destaque para o meia Pereira, 33 anos, revelado pelo Vila Nova, que está em sua quinta passagem pelo clube paulista, além do atacante Douglas Baggio, que atuou pelo Goiás em 2020.
Final
Com as melhores campanhas da segunda fase da Série C, Tombense e Ituano começam a decidir a competição no próximo dia 14, na cidade de Tombos, no interior de Minas Gerais. O jogo da volta acontece em Itu no dia 21 de novembro.