O avanço da tecnologia na indústria farmacêutica promete revolucionar a medicina em um futuro próximo. Laboratórios e hospitais estão sendo ocupados por cientistas interessados na criação de métodos terapêuticos e medicamentos cada vez mais inovadores e ousados.

Recentemente, uma equipe brasileira foi pioneira ao ter sucesso na aplicação de uma técnica de terapia genética inspirada em uma descoberta no exterior e conhecida como CART-Cell. Um paciente idoso, diagnosticado com linfoma em fase terminal, recebeu alta depois de quatro dias de tratamento experimental no interior de São Paulo.

Um dos cientistas brasileiros responsáveis por esta pesquisa recebeu em 2018, nos Estados Unidos, um prêmio da Associação Americana de Hematologia (ASH) para desenvolver o projeto no Brasil. A versão 100% brasileira da CART-Cell, consiste em modificar células de defesa do corpo para reconhecer e combater às que causam o tumor.

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Em 2018, foram mais de 9 milhões de mortes relacionadas a doença. Resultados como esse só reforçam e justificam a importância de uma indústria farmacêutica moderna e competitiva. O surgimento de novos recursos terapêuticos devolve a esperança aos pacientes que enfrentam diariamente os dolorosos – e exaustivos – tratamentos oncológicos.  

Valter Luis Macedo de Carvalhaes Pinheiro é empresário do ramo farmacêutico