Enquanto uns egressam da vida acadêmica, outros iniciam uma nova etapa

Criado há apenas oito meses pela integração da antiga Escola Agrotécnica Federal de Ceres, Centros Federais de Educação Tecnológica de Rio Verde, de Urutaí e sua respectiva Unidade de Ensino Descentralizada de Morrinhos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano) já começa a mudar o cenário da educação superior nas regiões onde estão inseridos.

“Ao adotar projetos pedagógicos fundamentados em estudos de demandas, arranjos produtivos locais e planos governamentais de desenvolvimento regional, a instituição se prepara para iniciar em 2010 a formação de novos profissionais capacitados às exigências do mundo do trabalho e, acima de tudo, cidadãos conscientes sobre seus papeis na sociedade”, diz reitor do IFGoiano, José Donizete Borges. Somados todos os cursos superiores previstos para o ano que vem, a expectativa é que sejam oferecidas aproximadamente 150 novas vagas.

No momento em que o agronegócio tem importante expressão na economia nacional, o Campus Rio Verde forma sua primeira turma do curso de Tecnologia em Agronegócio. Diplomados no final de agosto, os novos tecnólogos estão aptos a dar suporte profissional aos produtores rurais do País. Para o ano que vem, a previsão é iniciar a Licenciatura em Matemática.

Enquanto uns egressam da vida acadêmica, outros iniciam uma nova etapa. Também no mês de agosto, atendendo às expectativas da comunidade local, o Campus Ceres iniciou as aulas do seu primeiro curso superior: Licenciatura em Biologia – noturna, com 40 vagas e duração de quatro anos. O tão esperado Bacharelado em Agronomia terá início no primeiro semestre de 2010 e o vestibular será realizado em dezembro de 2009. O curso funcionará em período integral, terá 30 vagas e quatro anos e meio de duração.

O Campus Morrinhos é outro que se prepara para lançar dois novos cursos superiores: Agronomia e Licenciatura em Química. Assim como em Ceres, a expectativa da comunidade da região pelas novidades é grande, uma vez que tanto a agropecuária quanto as indústrias de alimentos são as molas-mestras da economia local.

“Pelas dificuldades de se morar em outra cidade, fazer um curso superior não estava nos meus planos. Mas com a possibilidade da abertura do curso de Agronomia, com certeza serei um dos candidatos no próximo vestibular”, destaca Rouves Humberto Daur Júnior, 22, estudante do 3º período do curso técnico em Agricultura. Apesar da vocação agrícola, o Campus Morrinhos já oferece desde 2008 um curso superior: Tecnologia em Sistemas para Internet.

No Campus Urutaí, 2010 também será um ano de lançamento de novos cursos superiores. Após dar início à sua primeira turma da Licenciatura em Matemática e formar no final do primeiro semestre seus primeiros tecnólogos em Alimentos, o estabelecimento de ensino faz os últimos ajustes para o vestibular que vai ofertar vagas à Licenciatura em Biologia e ao Bacharelado em Engenharia Agrícola. 

De acordo José Donizete Borges, a criação dos novos cursos superiores permitirá a interiorização do ensino superior, em conformidade com a Lei 11.892/2008, que prevê, entre outros pontos, a destinação de 20% das vagas para licenciaturas. “Além disso, o novo Enem será adotado como forma de ingresso em 20% das vagas de todos os cursos superiores”, complementa.

O pró-reitor de Ensino do IFGoiano, Aníbal Filho, ressalta que apesar dos campi só terem se integrado oficialmente com a legislação que criou os Institutos Federais, todos já desenvolviam trabalhos em parceria. “Esse fato tem possibilitado agilidade no cumprimento de nossas ações e grandes conquistas”, comenta.

Iporá
O início das atividades do novo campus que integrará o IFGoiano, no município de Iporá, também é uma das novidades previstas para 2010. O edital do concurso para a contratação dos primeiros servidores – professores e técnicos-administrativos – está prestes a ser lançado e a inauguração do campus é aguardada com muito anseio pela população do Oeste Goiano. Inicialmente, devem funcionar seis cursos técnicos em 2010 e o primeiro superior já em 2011.

Fonte:Tribuna do Sudoeste