Foto: Samuel Straioto/Sagres On

Nas últimas semanas procurar atendimento em uma unidade do Vapt Vupt não tem sido fácil. Serviços como liberação do seguro-dsemprego junto ao Sine estão entre os mais demorados.

Nesta quarta-feira (24) governador Ronaldo Caiado justificou que houve demissão de 800 funcionários temporários no mês de maio, e que o desligamento ocorreu a partir de recomendação do Ministério Publico. Ele reconhece que a falta de pessoal prejudicou o atendimento a população, e destaca que está sendo construída parceria entre o Estado e os Correios, para que serviços oferecidos nos Vapt Vupts sejam disponibilizados em agências dos de Goiânia e do interior do estado.

“Nós estamos adequando essa situação, é um momento em que estamos remodelando todo o sistema do Vapt Vupt. O projeto apresentado pelo secretário Adriano Rocha Lima é de fazermos um grande convênio com os Correios para que não tenhamos o Vapt Vupt apenas em grandes cidades, para que possamos ter o Vpat Vupt nos 246 municípios do estado de Goiás. Essa é a característica do nosso governo, não é selecionar apenas alguns beneficiários da política do Estado. É estender às pessoas mais carentes, a todas as regiões”, afirma.

O Vapt Vupt da Praça da Bíblia, na região leste de Goiânia, teve suspensas as emissões de carteira de identidade e o pessoal remanejado para as unidades do Setor Campinas e do Araguaia Shopping. Segundo o governo, a retirada do serviço ocorreu por falta de servidores. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDI), Adriano da Rocha Lima, explica que a parceria deve começar a valer a partir de agosto.

“Os Correios já têm convênio hoje com diversas instituições federais e estaduais. Eles têm autorização para fazer autenticação pública, inclusive com Polícia Federal, emissão de passaportes, etc. Eles já são treinados e preparados para executar essa tarefa. A ideia é que a partir da assinatura desse acordo, nós selecionarmos, provavelmente de forma gradativa, mas a ideia é chegar a 100% dos serviços oferecidos pelo Vapt Vupt em pouco espaço de tempo ser oferecido por qualquer agência de Correios”, esclarece.

Ainda segundo o secretário, a expectativa é que os serviços sejam feitos também pelo site dos Correios na internet, não apenas na forma física nas agências.

O governo informou que o Vapt Vutp da Praça da Praça da Bíblia apresentava problemas estruturais e, por isso, decidiu pela suspensão da emissão de RGs temporariamente. Antes de concluir a parceria com os Correios, a unidade passará por processo de reestruturação e ampliação, e por esse motivo houve o remanejamento de servidores para as unidades do Camelódromo de Campinas e do Araguaia Shopping.

Com informações do repórter Samuel Straioto