Você já ouviu falar em liquidez? Para reduzir a dificuldade de boa parte dos brasileiros com palavras e expressões do universo financeiro, a Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) disponibiliza o dicionário gratuito “Falando Dinheirês”, como explica o responsável pela Central de Ajuda da Serasa, Paulo Nakano. Assista à reportagem de Ananda Leonel a seguir

”Percebendo essa dificuldade de entender esses termos, criamos o dicionário Falando Dinheirês. Isso facilita que o consumidor hoje entenda, no detalhe, como funcionam e o que são esses termos, que se aproximam cada vez mais da educação financeira básica”, afirma Nakano.

Com linguagem acessível, o glossário foi elaborado por especialistas da própria Serasa, e traduz cerca de 200 termos usados com frequência no noticiário econômico.

Foto: Print Screen/Serasa

Para ter acesso ao dicionário, basta acessar o site da Serasa, clicar em ”Central de Ajuda” e depois descer até o final da página, onde estará o ícone do dicionário ”Falando Dinheirês”.

”É uma escrita simples, para todo mundo, desde crianças até pessoas mais velhas, que estão começando agora a entender sobre educação financeira básica, e também pára aquelas pessoas que já conhecem um pouco mais sobre isso”, argumenta Nakano.

No caso de liquidez, por exemplo, o usuário encontra, de forma bastante didática, o que o termo significa: “Bens de maior liquidez são mais facilmente trocados por dinheiro (depósitos em poupança, por exemplo). Já os de menor liquidez têm mais dificuldade de ser trocados (como imóveis, fundos imobilizados etc.)”.

A Mikaela Marques, que é autônoma, não vê a hora de acessar o dicionário para aprender mais sobre economia. ”Acho que para todo mundo da minha família faria muita diferença”, afirma.