Foto: Divulgação
De acordo com dados divulgados recentes pelo Instituto do Coração, as doenças têm origem na falta de higiene bucal e de acompanhamento profissional. Entre as manifestações estão: endocardite bacteriana, aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.
A dentista Daniela Figueiró explica como a falta de cuidados com a saúde bucal podem afetar o coração por meio de bactérias. “Elas penetram na corrente sanguínea, e podem chegar a coração. Ela adere à membrana do coração, às válvulas do coração, e pode levar à endocardite, infarto e AVC”, afirma.
No dia a dia, é importante fazer um autoexame para identificar possíveis sintomas. Feridas, caroços, dormência, sangramentos, manchas brancas, escuras ou avermelhadas é um sinal de alerta.
Em consulta ao dentista, o paciente pode pedir essa avaliação, já que o profissional tem capacidade clínica para diagnósticos mais precisos.
Confira na reportagem de Silas Santos
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/VMsalwekdZo” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}