Sagres em OFF
Rubens Salomão

Federação discute alternativas eleitorais após retirada de pré-candidatura de Eliton

Os presidentes dos partidos PT, PV e PC do B que juntos formam uma federação, devem se reunir nesta segunda-feira (30), para discutir alternativas eleitorais, após o ex-governador de Goiás, José Eliton (PSB) ter retirado a pré-candidatura ao governo.

O nome do ex-reitor da PUC, Wolmir Amado não é unanimidade entre os membros dos partidos e há quem avalie a necessidade de alternativas eleitorais. O PT terá encontro regional no próximo dia 11, mas há cobranças das demais legendas da federação para avançar na definição.

No entanto, com o impasse, lideranças das diferentes legendas tentam por panos quentes e não trabalhar com uma data fechada, mas sim construir diferentes possibilidades. Há de se levar em consideração a possibilidade de apoio ao ex-governador Marconi Perillo, mas que há dificuldades locais para concretização de uma aliança.

Avaliação

Outro problema na federação é quanto ao PV. O partido em Goiás tenta junto a direção nacional um cenário de independência. Antes da formação da federação, a legenda já articulava em Goiás participação na base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Articulação

Após a destituição do comando do PL em Goiás, o casal Flávio Canedo e Magda Mofatto segue nas articulações pró-Gustavo Mendanha. No último sábado, 28, Magda discursou ao lado do ex-prefeito de Aparecida, em uma atividade política na cidade de Mineiros, no sudoeste goiano. Foi a primeira aparição pública dela após a mudança no comando do partido, que agora é presidido pelo deputado Vitor Hugo, que é pré-candidato ao governo.

Prazo

Termina amanhã, dia 31 de maio o prazo para que as federações partidárias, que pretendam participar das Eleições Gerais de 2022, obtenham o registro do estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa será a primeira vez que as eleições brasileiras contarão com a possibilidade de candidaturas apoiadas por meio de federações.

O que é?

A federação partidária é a reunião de partidos estabelecida pelo Congresso Nacional na reforma eleitoral de 2021para permitir que as legendas atuem de maneira unificada em todo o país, como um teste para eventual fusão ou incorporação entre as siglas.

Já aprovadas

Na semana passada, foram aprovados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três pedidos de federação partidária: o PSDB e o Cidadania; os partidos Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede) e a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), formada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e pelo Partido Verde (PV).

Plano Mineral

O governo iniciou a elaboração do Plano Estadual de Recursos Minerais, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da atividade de mineração no Estado. O projeto tem apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), da Câmara de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), além de representantes de universidades com cursos do setor.

Mais lidas:

Leia também: