O secretário geral da CBF, Walter Feldman, confirmou que algumas federações procuraram a entidade para o cancelamento de seus respectivos estaduais. O dirigente explicou em entrevista no programa Troca de Passes, do canal Sportv, neste domingo (17), que tal medida refletiria diretamente no Campeonato Brasileiro Série D.
“Nós vamos ajudar, orientar, mas existe uma realidade cuja deliberação deve se dar no plano estadual. Alguns, inclusive, pensam em cancelar os campeonatos. Para nós seria um problema, à medida em que os campeonatos estaduais têm uma incidência particularmente na Série D. Queremos que isso seja feito em processo de conexão, de sequência, e estamos orientando no sentido de que nenhum campeonato seja cancelado. Mas evidentemente vai ser uma deliberação de cada federação”.
A reportagem da Sagres 730 entrou em contato com o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Luiz Pitta, que garantiu que não discutiu o cancelamento do Goianão com dirigentes da CBF.
“Não. A Federação Goiana não tratou sobre esse assunto com a CBF. Com algumas Federações com quem conversei, ninguém fala sobre essa possibilidade. Todos nós achamos que é cedo pra isso, então temos que aguardar”, revelou Pitta.
O presidente da FGF, não garante a continuidade do Goianão e defende uma discussão mais ampla sobre o futuro dos estaduais quando foi definida a retomada do futebol brasileiro.
“No momento que voltar o futebol e, não sabemos quando vai voltar, se com os estaduais ou o Brasileiro, vamos conseguir fazer uma avaliação melhor deste cenário, se tem campeonato ou não. É muito prematuro, sem previsão de volta, falar de um campeonato encerrado ou não”, finalizou.