O prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), disse em entrevista à Sagres 730 nesta segunda-feira (18), que acredita que a única forma de conter a propagação do vírus é com o isolamento social e que afirmou que vai seguir o decreto do Governo Estadual. “Sou extremamente disciplinado, se é para fechar vamos fechar, se é para melhorar e flexibilizar, também”.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, o município de Catalão tem seis casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) e 47 suspeitos. O prefeito Adib Elias afirmou que “se esses seis casos passar para 12 casos, vou tomar uma decisão mais drástica aqui em Catalão”, se referindo à novas restrições de isolamento social.

Questionado sobre o governador de Goias, Ronaldo Caiado, adiar a publicação do novo decreto que prevê mais restrições do isolamento social, o prefeito de Catalão analisou que Caiado tentou “de toda forma” fazer com que a situação da pandemia não se agravasse em Goiás, como em outros Estados. “Quando ele percebeu que todos os prefeitos, ou a grande maioria, não iriam seguir as normativas que ele iria decretar, ele preferiu retrair e esperar”, afirmou.

Ronaldo Caiado anunciou no twitter, que vai se reunir com 32 prefeitos em videoconferência nesta segunda-feira, às 18 horas, para buscar um acordo “que leve em consideração a vida e a saúde da população goiana”. De acordo com o governador, o objetivo da reunião é ouvir de cada prefeito sugestões e ações que possam ser tomadas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Adib Elias é um dos 32 prefeitos que vai participar da videoconferência, para ele, o governador quer retomar a conversa para a publicação do novo decreto. Eu tenho certeza que ele vai voltar a conversar porque tem prefeitos, por exemplo, e não estou criticando, que não tem um leito de UTI e nenhum respirador, e quer fazer flexibilização total”, disse. “Aqui em Catalão, temos 47 respiradores e 47 vagas de UTI e não temos nenhuma comprometida neste momento, por isso, decidimos fazer a flexibilização em relação à igreja e feiras como foi dada pelo governado”, disse. 

Confira a lista dos 32 municípios

  1. Águas lindas
  2. Anápolis
  3. Aparecida de Goiânia
  4. Araçu
  5. Aruanã
  6. Caldas Novas
  7. Catalão
  8. Ceres
  9. Cidade Ocidental
  10. Formosa
  11. Goianésia
  12. Goiânia
  13. Goiás
  14. Itumbiara
  15. Jaraguá
  16. Jatai
  17. Luziânia
  18. Mineiros
  19. Novo Gama
  20. Padre Bernado
  21. Pirenópolis
  22. Planaltina
  23. Professor Jamil
  24. Rialma
  25. Rio Quente
  26. Rio Verde
  27. Sto Antônio Descoberto
  28. São Miguel Araguaia
  29. Senador Canedo
  30. Trindade
  31. Uruaçu
  32. Valparaíso de Goiás