O Dia das Mães é neste domingo (8) e ainda tem gente que não sabe o que dar de presente. A Feira de Orquídeas e Rosas do Deserto de Aparecida de Goiânia está cheia de opções de flores para presentear. O evento, que é realizado em comemoração ao centenário da cidade e ao Dia das Mães, começou nesta sexta-feira (6) no Temae Beach Esportes e Eventos, (ao lado do Anfiteatro Municipal no Setor Village Garavelo), e segue até domingo (8) das 9h às 20h.

A iniciativa é dos coordenadores da tradicional Exposição de Orquídeas de Aparecida, Marling Frauzino e Murilo Cowboy, e conta com apoio da Prefeitura de Aparecida, por meio das Secretarias de Cultura e Ação Integrada. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer e adquirir exemplares de flores de diferentes regiões do país, trazidos por oito expositores das cidades de Guararema (SP), São José do Rio Preto (SP), Viçosa (MG), e Aparecida de Goiânia, que participam do evento.

A Feira é inédita e faz parte do calendário de eventos do Centenário de Aparecida, realizado no fim de semana do Dia das Mães para homenageá-las, diferente da exposição que é realizada tradicionalmente duas vezes por ano, para comemorar o Dia da Mulher e no período da Primavera. “É uma oportunidade de os filhos presentearem as mães, de florir o dia delas, um presente que todas irão amar”, salientou a coordenadora da Feira, Marling Frauzino.

Foto: Secom

A filha, mãe, avó e bisavó estiveram juntas no primeiro dia da Feira de Orquídeas e Rosas do Deserto. Quatro gerações de mulheres se reuniram para se presentearem com as orquídeas do evento. A matriarca da família, Lucy Marçal Pinheiro, de 85 anos, se emocionou ao falar do quanto representa para ela, ser presenteada com flores. “Eu não sei como explicar a grandeza que é o gesto de ser presenteada com uma flor. Eu sempre recebia do meu marido falecido, então eu amo muito”, conta.

A digitadora Kellen Rodrigues, aproveitou o dia de folga para levar sua avó, Margarida Rosa, para passear e escolher o presente do Dia das Mães. Segundo a idosa, ela gosta tanto de plantas que não é à toa que tem nome de flores. “Eu sou suspeita para falar, eu tenho muitas variedades lá em casa, então esse é o melhor presente que eu poderia ganhar”, frisou a aposentada.

Foto: Secom

Serão mais de mil espécimes de flores das mais variadas cores, formatos e cheiros estarão expostas nos três dias de evento. “Entre as espécies estão as que mais saem, como por exemplo, a Phalaenopsis, Cymbidium, Colmanara, Lc. Santa Bárbara Sunset, Denfale e muitas outras”, destacou o produtor de Orquídeas, do município de Guararema, em São Paulo, Roland Cooke.

As plantas serão vendidas a partir de R$ 15 e os visitantes também poderão comprar vasos, substratos, adubos e receber explicações sobre o cultivo das plantas. “As orquídeas enchem os olhos das pessoas, tem um cheiro aromático, embelezam e decoram ambientes. As rosas do deserto também têm suas peculariedades, belas, resistentes e fácil de cuidar”, pontuou a coordenadora da Feira, Marling Frauzino.

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: