Devido ao feriado desta sexta-feira Santa (02), Aparecida de Goiânia interrompeu a imunização contra a Covid-19. Como município não realiza aplicação de vacinas nos fins de semana, a doses voltarão a ser aplicadas na segunda-feira (05).

>>Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, é internado e respira com auxílio de oxigênio

Na quinta-feira (1°) cerca de 50% do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade foi vacinado com a primeira dose da vacina CoronaVac. A imunização foi realizada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no batalhão da corporação no Setor Garavelo.

A vacinação dos agentes de segurança e salvamento segue determinação do Governo de Goiás que reserva 5% das remessas recebidas do Ministério da Saúde para imunização desses profissionais. A GCM de Aparecida conta com 508 membros, 250 já foram imunizados com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Na próxima semana, o restante da tropa será imunizado.

De acordo com o cronograma de vacinação dos agentes de segurança e salvamento de Aparecida, a partir de segunda-feira (05) os agentes do Sistema Prisional começam a ser imunizados.

>>Técnica de enfermagem é afastada após aplicar seringa vazia em idoso de Aparecida de Goiânia

Balanço da vacinação

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Cordeiro, o município totalizou 54.398 vacinas aplicadas entre 1ª e 2ª dose, de 20 de janeiro a 30 de março.

Deste total, 40.300 são referentes à primeira dosagem e 14.098 referentes à segunda. 367 idosos e deficientes institucionalizados, 1.209 idosos acamados e 35.312 idosos com mais de 65 anos já foram vacinados, entre dose 1 e dose 2.

>>Consórcio para compra de vacinas é caminho mais promissor para Aparecida adquirir imunizantes, afirma secretário

Além disso, 17.510 vacinas já foram aplicadas em profissionais de saúde. Aparecida recebeu 45.900 doses para primeira aplicação e 15.200 para 2ª aplicação, um total de 61.100 doses em nove remessas enviadas pelo Ministério da Saúde.

Goiás recebeu nesta sexta-feira mais 266,8 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo 241.800 doses da Coronavac e 25 mil da AstraZeneca. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou que a remessa é toda para aplicação da segunda dose, pois os últimos dois lotes foram usados em sua totalidade, sem reserva.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) informou em nota que as 266,8 mil doses recebidas ficarão armazenadas na Rede de Frio da SES-GO e serão distribuídas a partir da segunda-feira (5). O número de doses para cada município ainda não foi determinado.

>>Leia também: Goiânia aguarda quantitativo de doses para definir estratégia de vacinação contra a Covid