O ex-presidente da República e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello (PTC), anunciou, nesta sexta-feira (19), que é pré-candidato à disputa do Palácio do Planalto em 2018. O anúncio foi feito em entrevista à rádio 96 FM, de Arapiraca, no interior alagoano, a 137 km da capital Maceió.

“Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o país. Meu partido todos conhecem, sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para a melhoria de sua qualidade de vida”, afirmou.

O comunicado oficial da pré-candidatura foi feito antes, no final da manhã desta sexta-feira, durante instalação do diretório do PTC na cidade de Arapiraca. “Este é um momento dos mais importantes da minha vida pessoal, como pessoa e como homem público, porque hoje a minha decisão foi tomada. Sou sim pré-candidato à presidência da República”, discursou.

Collor presidiu o país entre 1990 e 1992, à época, pelo PRN. Neste último, acabou sofrendo impeachment. O vice, Itamar Franco, assumiu a República posteriormente. Recentemente, o senador por Alagoas virou réu em investigação a partir da Operação Lava Jato, quando teve em seu desfavor ação penal aberta pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF).