Durante muitos anos a Ferrari dominou os pódios da Fórmula 1 e tem quase todos os recordes da história dos campeonatos, principalmente a partir de 2000 com as conquistas do alemão Michael Schumacher. Dentre eles, estão 15 títulos de Campeonato Mundial de Pilotos.

Porém, a equipe perdeu força nas últimas temporadas, tanto para a Mercedes, equipe campeã no ano passado com Lewis Hamilton, quanto para a Red Bull, que teve quatro títulos consecutivos conquistados por Sebastian Vettel.

Após a aposentadoria de Schumacher, a única vez que um piloto da Ferrari venceu uma temporada da Fórmula 1 foi em 2007 com Kimi Raikkonen. Um jejum de sete anos que incomoda a equipe.

Por isso, a grande contratação neste ano ficou por conta da Ferrari ao anunciar Vettel como principal piloto. Uma aposta para tentar resgatar a hegemonia nas pistas.

Nas duas corridas realizadas até agora na temporada foram dois pódios para o alemão. Vettel chegou em terceiro no Grande Prêmio da Austrália e venceu o Grande Prêmio da Malásia. Ele ocupa o segundo lugar na classificação do campeonato atrás de Hamilton, da Mercedes. O terceiro colocado é Nico Rosberg, da Mercedes, o quarto é o brasileiro Felipe Massa, da Williams, na quinta posição aparece Raikkonen, da Ferrari, e em sexto o brasileiro Felipe Nasr, da Sauber.

Os brasileiros correm por fora tentando surpreender, mas a grande disputa desta temporada será entre os pilotos da Ferrari e da Mercedes. A próxima corrida será na China, onde no ano passado esse Grande Prêmio teve uma dobradinha da Mercedes, com Hamilton em primeiro e Rosberg em segundo. Um tempero a mais para a disputa pelo pódio.