Por conta da pandemia da Covid-19, a Romaria do Divino Pai Eterno 2020 de Trindade está oficialmente cancelada, inclusive na forma virtual. A informação foi confirmada por meio de nota pela assessoria de comunicação do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

O reitor do Santuário, padre Robson de Oliveira, acolheu recomendação do Ministério Público Estadual (MPGO) para cancelar a festividade. No pedido, o promotor de Justiça Francisco Bandeira de Carvalho Melo, justificou que mesmo que as cerimônias fossem realizadas à distância, o evento poderia atrair fiéis que insistissem em presenciar a romaria, o que poderia causar aglomeração na cidade de Trindade.

Na nota, a assessoria do Santuário afirma que “Após o anúncio de que a Festa de Trindade seria realizada em sua data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações (sine populo), nos surpreendemos com as recentes estatísticas do avanço no número de casos da Covid-19” no país.

Confira a nota da reitoria do Santuário Basílica a seguir

“Comunicamos o cancelamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2020, que este ano, teria como tema: Pai Eterno, protegei-nos e curai-nos. Após o anúncio de que a Festa de Trindade seria realizada em sua data tradicional, porém, somente pelos meios de comunicação e sem a presença de fiéis nas celebrações (sine populo), nos surpreendemos com as recentes estatísticas do avanço no número de casos da Covid-19 em nosso País e constatamos dois pontos importantes:
1. As projeções anteriores eram mais positivas, com a possibilidade de achatamento da curva no mês de junho, conforme anunciado amplamente. Por esse motivo, naquele momento, entendemos que seria possível realizar a Romaria e, por prudência, no formato virtual somente. No entanto, a realidade atual nos mostra um cenário contrário ao que estava sendo previsto, já que o número de casos e também de mortes pelo novo coronavírus tem aumentado consideravelmente dia após dia.
2. Mesmo com o anúncio de que, com a realização da Romaria somente pelos meios de comunicação, e que as celebrações não seriam abertas para a participação dos fiéis presencialmente, tivemos o conhecimento de que romeiros, de vários lugares do País, continuam se preparando para fazer a peregrinação até Trindade. Essa atitude, apesar de entendermos que é movida pela fé, no cenário atual, colocaria em risco, não somente a vida desses romeiros, como também de toda a população trindadense.
Em sequência a essas constatações, recebemos do Ministério Público do Estado de Goiás a Recomendação Nº 16/2020, feita pelo Promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Trindade, Sr. Dr. Francisco Bandeira de Carvalho Melo, pelo cancelamento da Romaria 2020, considerando vários pontos, dentre eles o fato de que “a realização da tradicional Romaria e Festa do Divino Pai Eterno, segundo maior evento religioso do País, em que pese a intenção de promovê-la somente pelos meios de comunicação e sem a presença física dos romeiros nas celebrações religiosas (missas), causará, inevitavelmente, enorme aglomeração de pessoas e há possibilidade de desobediência individual das recomendações, colocando em risco a saúde pública”.
Nesse sentido, mesmo com todos os cuidados planejados que seriam tomados pelos organizadores da Romaria e pelos órgãos competentes do Município de Trindade e do Estado de Goiás, concluímos que seria um grande risco aos romeiros e à população de modo geral.
Vivemos tempos difíceis e de grande instabilidade em todos os setores da sociedade. Tal decisão final é fruto da preocupação deste Santuário Basílica, da Arquidiocese de Goiânia e também dos poderes públicos, com o bem comum, responsabilidade social e preservação da vida, segurança e saúde de todos, bens inalienáveis dos quais nunca abriremos mão.
Pedimos a todos que continuem se unindo a nós em oração, pelos meios de comunicação – TV Pai Eterno, RedeVida, rádios e internet – para que, juntos, possamos rogar ao Pai Eterno a proteção de todas as nações, além da libertação e cura de todos os afetados pelo novo coronavírus. Sob a intercessão de nossa Mãe, Maria Santíssima, bênçãos e graças sejam derramadas sobre todos os devotos do Divino Pai Eterno!

Trindade (GO), 27 de maio de 2020.

Assessoria de Imprensa
Santuário Basílica do Divino Pai Eterno”.