O Festival de Goyaz será realizado entre os dias 5 e 8 de setembro na cidade de Goiás. O evento será realizado sob a ameaça de descontinuidade do Festival Internacional de Cinema Ambiental, o FICA, que foi criado em 1999. Uma composição de vários setores da sociedade civil da antiga capital o idealizou para não deixar passar em branco no calendário cultural da cidade.

(Foto: Divulgação)

O evento terá mostra de filmes, palestras, exposições, mesas redondas e debates sobre questões ambientais e será realizado ao mesmo tempo do Festival de Gastronomia. Em 2019, não há previsão de pagamento de premiações.

A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, concedeu entrevista à Rádio Sagres, nesta sexta-feira (23), para explicar a realização deste festival, a possível confusão com o Festival de Cinema Ambiental (FICA) e o futuro do festival para o calendário 2020.

“A realização desse Festival de Goyaz e Meio Ambiente esse ano não quer dizer que o ano que vem ele não possa combinar com o festival maior que é o FICA que eu ainda não sei se vai continuar chamando FICA ou vai ter mudança porque também o novo governo pode também querer dar a cara dele né? Inclusive mudar o nome do festival é algo natural”, explicou.

O Fica era anualmente realizado pelo Governo Estadual de Goiás. Entretanto, este ano ainda é incerta a realização, visto que ainda há dívidas relativas à edição passada. Desde o início do mês de julho, a Sagres tem acompanhado o desfecho desta situação. Na época, o secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, explicou que o não pagamento de prêmios das edições anteriores impediria a realização em 2019.

“O Estado deve pagamentos do Fica e anos anteriores, especialmente 2018. Em 2018 a empresa que fazia não recebeu totalmente e deixou de pagar inclusive os prêmios de 2018. A gente não teria condição moral de retornar o Fica sem pagar os prêmios anteriores”, afirma.

Festival de Cinema Ambiental

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga, o festival marcou um novo momento da cultura em Goiás, com a sua primeira edição em 1999.

“A cidade amadureceu muito com o FICA. Eu tive oportunidade de participar de todos os festivais. O que a gente percebe é essa consciência ambiental, você não muda essa cultura de um dia para o outro, mas a gente percebe essa motivação nas pessoas. É questão de Goiás mesmo né de trazer o cinema essas mostras tanto é que nós temos um curso de cinema aqui no município que é muito peculiar ao nosso jeito de ser”, listou a prefeita.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/670033202&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}