O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do clima do país para o mês de fevereiro nesta segunda-feira (30). O segundo mês do ano será marcado por chuva acima da média na maior parte do território nacional. A previsão dos grandes volumes de precipitações são, principalmente, para regiões específicas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Mas o alerta inclui partes do Pará, Amapá, Tocantins e Paraná.

Ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o instituto acompanha as mudanças meteorológicas do país desde 1950. Como de costume, então, o Inmet apresentou dois mapas com a previsão do clima para o Brasil. A figura sinalizada com a letra “a” com tons claros apresenta a previsão de anomalias em precipitações. Enquanto a figura com a letra “b” apresenta as anomalias de temperatura média do ar.

Precipitações

Segundo o modelo climático do Inmet, o mês de fevereiro terá chuva acima da média em grande parte do país. A região Norte e parte do Centro-Oeste, especificamente o estado do Mato Grosso, terão os menores volumes de precipitações. Rondônia, Acre e Amazonas concentram as maiores áreas com a cor amarela, que indica menor volume de chuva no mês.

A cor azul aparece timidamente na maioria desses estados. Em contrapartida, o tom que indica precipitações predomina em quase toda a totalidade dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, as quatro federações do Sudeste do país.

O padrão acontece também no Tocantins, Piauí, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal. Além desses, a cor azul aparece em grande parte dos estados de Goiás, Amapá, Pará, Ceará e Paraná. Chove em menor volume em outros locais do país, como em áreas do Amazonas e do Mato Grosso, na região central do Mato Grosso do Sul e nos demais estados do Sul do país.

Temperatura

Apesar das chuvas, os termômetros marcam temperaturas altas para o mês de fevereiro em todo o país. Quanto mais escura a cor no mapa, mais quente estará nessas regiões. Assim, então, os estados do Piauí, Pará, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Roraima e o Distrito Federal serão os locais mais quentes neste mês, pois concentram os dois tons em laranja.

A cor amarela indica calor um pouco mais ameno, mas também alto para o padrão do país. Nesse sentido, nesse tom intermediário estão a maior do Amazonas, de Rondônia e do Acre. Mas a cor ainda predomina no Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e em vários estados do Nordeste: Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Ceará.

A maior parte da Região Sul e a faixa litorânea do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com uma faixa do sul de Minas Gerais, terão temperaturas mais amenas. São locais em que as cores azul, bege e cinza predominam no mapa de temperatura. Em geral, o Inmet indica temperaturas acima da média em quase todo o país, sendo marcadas entre 25ºC e 30ºC.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: