A Federação Goiana de Futebol (FGF) adiou o início da Divisão de Acesso/2012. O campeonato, que começaria no domingo, dia 3 de junho, tem partida de estreia prevista para sábado, dia 9. O adiamento foi definido pela entidade por conta da questão jurídica que impede a definição do clube vice-campeão da Terceira Divisão/2011.

A competição

O Campeonato, que teve a desistência do Nerópolis, terá nove equipes que se enfrentam em turno e returno na 1ª Fase. As quatro melhores classificadas dessa fase avançam para a Semifinal. Nessa etapa, 1º e 4º colocados se enfrentam em jogos de ida e volta por uma vaga na Final, enquanto 2º e 3º definem em duelos de mesmo formato a outra. Os dois clubes finalistas já ficam automaticamente classificados para o Goianão 2013.

Nesse ano, apenas uma das equipes envolvidas no Campeonato será rebaixada, pois ao desistir da disputa, o Nerópolis sofreu descenso automático para a 3ª Divisão. Participarão da Divisão de Acesso o Anápolis Futebol Clube, a Jataiense, o Goiânia, o Grêmio Esportivo Anápolis, o Iporá, o Mineiros, o Santa Helena e o Trindade. O nono participante será o vice-campeão da 3ª Divisão de 2011, que será definido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva em julgamento ainda a ser marcado.

A Federação Goiana de Futebol e o Comitê Técnico trouxeram para essa edição da Divisão de Acesso uma regra inovadora que visa incentivar maior investimento dos clubes nas categorias básicas. Trata-se da obrigatoriedade de que metade dos jogadores relacionados no boletim para as partidas tenham no máximo 22 anos de idade. Isso significa que dos 18 atletas relacionados para as partidas, nove devem completar 22 anos apenas em 2013, estabelecendo assim o limite para atletas nascidos até o ano de 1990.

Fonte: Federação Goiana de Futebol