Quem aí não gosta de uma boa, culta e literata música popular brasileira? Se você é uma dessas pessoas, vai gostar da dica do Clube da Cultura de hoje. É que está disponível na internet para visualização e pesquisa todo o acervo do cantor e compositor Milton Nascimento. O acesso pode ser feita no portal do Instituto Antônio Carlos Jobim: www.jobim.org.
{mp3}stories/2013/clubedacultura/FICA_A_DICA_-_RAFAEL_CECILIANO_-_22_05{/mp3}
São cerca de 45 mil itens, entre fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. O acervo é o mais extenso já digitalizado pelo instituto que desde 2001 desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de artistas da nossa cultura.
Só de Milton Nascimento, são mais de 4.500 fotos desde a infância em Minas Gerais, na década de 40. Os visitantes do portal também podem visualizar documentos como a caderneta escolar de Milton do ano de 58 e cartas do poeta Carlos Drummond de Andrade. Além disso tem letras manuscritas e um cartaz do show El Gran Concerto, que Milton fez com os cantores argentinos Mercedes Sosa e León Gieco, em Buenos Aires, no ano de 1984.
O Instituto Antônio Carlos Jobim foi criado em maio de 2001 para abrigar a memória e o acervo do cantor. O primeiro acervo a ser catalogado e digitalizado pelo instituto foi o do próprio Tom Jobim, com mais de 9.400 itens.
De lá para cá outros projetos de digitalização foram implementados pelo instituto. Alguns deles são os dos compositores Dorival Caymmi, Chico Buarque e Gilberto Gil e o do arquiteto Lucio Costa. Atualmente, encontra-se em processo de catalogação o acervo do instrumentista, maestro e compositor Paulo Moura. – Com Agência Brasil.