Muita dança e bate-bato entre diferentes regiões do País. É o que promete a edição da Mostra Sesi de Dança deste ano, de hoje até 19 de maio, no Teatro Sesi. Com mais de 20 grupos selecionados, o evento apresenta espetáculos de diferentes companhias brasileiras. O projeto também manteve na programação oficinas e seminários e traz uma novidade voltada para a formação de novos coreógrafos.

{mp3}stories/2013/clubedacultura/FICA_A_DICA_-_RAFAEL_CECILIANO_-_07_05{/mp3}

A Mostra foi criada em 1996 e é um incentivo a grupos, companhias e dançarinos independentes, já que estabelece um intercâmbio entre eles. Também é um reconhecimento da importância desta linguagem para a cultura do lugar. Nesta edição, um dos grupos de dança convidados é o Margaridas Dança, de Brasília que com a produção Buquê, que abre o evento hoje.

Premiado pelo Funarte Klauss Vianna 2011, o espetáculo é inspirado no livro homônimo da coreógrafa Laura Virgínia. Explora sentimentos de fúria, prazer, alegria, paixão e amor. Segundo sua criadora, a coreografia foi concebida para transmitir emoções. Cores, poemas, música, movimentos e figurinos contribuem para a beleza da cena.

Hoje começa também a proposta de criação do Núcleo Coreógrafico Sesi/UFG. A novidade tem como objetivo formar novos coreógrafos por meio de uma espécie de residência na dança por um período de dez meses. Por meio do site da Mostra Sesi de Dança, os interessados podem se inscrever através do site e conferir a proposta. As discussões sobre o assunto estão marcadas para o dia 17 de maio, sexta-feira, às 9 horas, no Teatro Sesi, com a participação do coordenador do curso de Dança da UFG, Alexandre Ferreira, do diretor do Teatro Sesi Nilton Faleiro (Teco) e a professora, bailarina e coreógrafa Tassiana Stacciarini.

Outro espetáculo convidado, As Canções Que Você Dançou Pra Mim, da Focus Cia. de Dança, fez temporadas no Rio de Janeiro, o Estado de origem, e em São Paulo. A produção foi considerada uma das melhores no segmento dança em 2011 pelo jornal O Globo, e de 2012 pelo Guia da Folha de S. Paulo. A coreografia estará em cartaz nos dias 11 e 12 de maio, sábado e domingo, às 20 e às 21 horas, respectivamente. Quatro casais dançam ao som de um pout pourri de músicas de Roberto Carlos na coreografia de Alex Neoral. São 72 canções do rei, dos anos 1960 a 1990.

Uma abordagem crítica e bem-humorada sobre os contrastes humanos é a proposta do espetáculo Babel, da Cia. Domínio Público, de Campinas (SP). Regras de conduta social, necessidade de status, alienação das coisas do mundo, pequenas e necessárias dissimulações em nome do convívio social, mentiras e dualidades são alguns aspectos explorados pela coreografia, que estará em cartaz no dia 16 de maio, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Sesi. Pelo visto, maio é um mês de se dançar muito em Goiânia. (Texto: Clenon Ferreira)