A Fifa divulgou na manhã desta segunda-feira os esperados finalistas do premio Bola de Ouro, que indica o melhor jogador do mundo na temporada. Se esperava cinco finalistas, mas apenas três foram indicados: o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi e o francês Franck Ribery. Fora da lista, Neymar não ficou apagado: o brasileiro foi indicado mais uma vez para o Prêmio Puskas, que indica o gol mais bonito da temporada.

Neymar estava na pré-lista de 23 jogadores finalistas à Bola de Ouro, ao lado do zagueiro Thiago Silva, mas ambos ficaram fora da disputa. O argentino Messi venceu o prêmio nos últimos quatro anos, mas não é considerado favorito para essa temporada por ter enfrentado inúmeras lesões em momentos decisivos. Cristiano Ronaldo, que já foi eleito em 2008, e Ribery, campeão da Liga dos Campeões pelo Bayern de Munique, dividem opiniões. O vencedor será conhecido no dia 14 de Janeiro.

Entre as mulheres, a brasileira Marta disputa o título de melhor jogadora do mundo mais uma vez e terá como adversárias a goleira alemã Nadine Angerer e a meia atacante americana Abby Wambach. Entre os melhores técnicos da última temporada, disputam o título os alemães Jupp Heynckes e Jurgen Klopp, assim como o inglês Alex Ferguson. Já Neymar concorre ao Prêmio Puskas contra o sueco Zlatan Ibrahimovic e o sérvio Nemanja Matic, que atua pelo Benfica.

Neymar foi indicado ao prêmio pelo quarto ano seguindo, já o tendo conquistado em 2011, com um gol de placa marcado contra o Flamengo, quando ainda atuava pelo Santos. Nesta temporada, o craque do Barcelona disputa o troféu pelo gol marcado com a camisa da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, contra o Japão, em Brasília. O maior concorrente é o sueco Ibrahimovic, que concorre com um gol de bicicleta de fora da área, marcado contra a Inglaterra pelas Eliminatórias.