O começo foi arrasador. O restante, mais uma vez, desanimador. Sem o ala uruguaio Taboada, com um estiramento na coxa, e com Diego jogando com dengue e sem plenas condições, o Universo/Goiânia não foi páreo para o líder do NBB, o Flamengo. Com uma atuação consistente, o time carioca não tomou conhecimento e venceu por 95 a 74, e impôs a sétima derrota consecutiva do Universo.
O cestinha da partida foi o ala Marcelinho Machado, do Flamengo, que anotou 22 pontos, convertendo seis bolas da linha de três. Pelo lado do Universo/Goiânia, o melhor foi Fernando Penna, que anotou 18 pontos e levantou a torcida em alguns momentos. Aliás, a torcida foi uma particularidade: 2.200 pessoas estiveram presentes no Rio Vermelho, número superior aos públicos de Goiás e de Atlético, juntos, nos jogos do Goianão 2014 na última quarta-feira.
O Jogo
Motivado a apagar a péssima imagem deixada dos últimos jogos, o Universo/Goiânia entrou ligado na voltagem máxima no 1º quarto, e contou com atuações empolgantes do ala Murilo, surpresa na escalação do técnico Márcio Andrade, e de Fernando Penna, que anotou 11 pontos logo no quarto inicial. As bolas de três de Penna fizeram a diferença: foram três acertos em quatro tentativas.
Em um momento do 1º quarto, o time goiano chegou a abrir 12 pontos de vantagem, deixando o placar em 24 a 12, mas os cariocas reagiram bem com bolas de três de Olivinha e Marcelinho Machado. No fim do quarto, o placar apresentou 27 a 21 para os goianos. E foi só. Depois disso, o Flamengo mandou no jogo e, usando toda a imponência de ser o líder do NBB, fez valer o melhor jogo da equipe.
Fora isso, o Universo/Goiânia já não tentava mais chutes de três devido a marcação reforçada e apenas Fábio conseguiu sucesso, com um acerto na única tentativa de toda a equipe. Em compensação, do outro lado, se não houve um destaque individual, houve um enorme destaque coletivo e o Flamengo não só virou o placar, como também abriu boa vantagem. No fim do 2º quarto, o Flamengo venceu por 26 a 13 e liderava o jogo por 47 a 40.
Na volta do intervalo, um problema técnico, com o cronometro que fica acoplado na tabela, fez com que o início do 3º quarto atrasasse cerca de 20 minutos. E um outro cronometro foi necessário. Quando a bola subiu, o Flamengo não foi tão efetivo como vinha mostrando, mas aí o time goiano abusou dos erros.
Foram apenas 20.9% de aproveitamento nos pontos e o famoso “apagão” voltou a assombrar o Universo. Destaque para Marcelinho Machado, que sobrava em quadra e anotou 10 pontos no quarto em 13 tentados. No fim, 18 pontos de vantagem para o Fla: 67 a 49.
O último quarto foi o mais equilibrado, só que já era tarde demais. Doente e fazendo o maior esforço possível, Diego não conseguia ser aquele que todos conhecem, apesar de duas belas cestas em sequencia. Destaque também para uma cravada cinematográfica de Coimbra, que levantou a torcida no Rio Vermelho. No fim, o goiano Felício tomou conta do garrafão e aumentou ainda mais o placar para o Flamengo, que fechou com 21 pontos de vantagem.
{gallery}2014/basquete-universoXflamengo-2014{/gallery}