Para garantir o cumprimento das medidas sanitárias previstas no novo decreto e coibir festas clandestinas, particulares e aglomerações, a Prefeitura de Caldas Novas montou uma força-tarefa. O grupo é formado pela Vigilância Sanitária, as Polícias Militar e Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Postura, Procon, Secretaria de Obras, além de todos os órgãos fiscalizadores de Caldas Novas.

Pessoas que forem flagradas descumprindo as normas do decreto publicado ontem (24) poderão ser multadas em até R$ 2 mil e conduzidas à Delegacia de Polícia para registro do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Já os estabelecimentos que não cumprirem as regras deverão ser interditados, de 3 a 30 dias contínuos, além de estarem sujeitos às penas do Código Sanitário Municipal.

Novo decreto

O documento determina que hotéis, pousadas, condomínios residenciais com locação de temporada e congêneres só poderão funcionar com capacidade máxima de 50% de ocupação. No entanto, saunas, academias, salas de TV, salão de jogos e similares desses estabelecimentos devem permanecer fechados.

Além disso, as barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município, retiradas após os casos e mortes pela doença diminuírem, retornam para que haja um maior controle de entrada na cidade. Ao passar pelos locais, todos deverão ter a temperatura aferida e, caso apresentem sintomas da Covid-19, serão impedidos de entrar no município.

Saiba mais: Em novo decreto, Caldas Novas reestabelece barreiras sanitárias em vias de acesso à cidade >>>

Coronavírus na cidade

Desde o começo da pandemia, Caldas Novas já registrou 4.910 casos de Covid-19 e 91 mortes causadas pela doença. Hoje, o município tem 139 casos ativos, com 111 pessoas em isolamento domiciliar e 28 internadas. Conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira (25), nas últimas 24 horas foram registrados 30 novos casos e não houve morte pelo coronavírus na cidade.