Debate de sustentabilidade (Foto: Erika Trombin)
Ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
O I Fórum Ibero-americano de Sustentabilidade reuniu nesta quarta-feira (12) grandes nomes de ambientalistas nacionais e internacionais. O evento foi realizado no Núcleo Seu Jaime, na Fundação Pró-Cerrado. O evento uniu parâmetros essenciais; Conscientização, tecnologia e Meio ambiente. O presidente da Codese, Carlos Alberto, destacou pontos que setor público precisa avançar.
“Eu acho que nós temos que destacar duas coisas. Primeiro a necessidade do setor público avançar nas questões da lei, para que a gente tenha condições de ter um pagamento de serviços ambientais; a segunda coisa é a gente entender, que nós somos muito mais fracos que o meio ambiente, que nós que dependemos do meio ambiente, se nós não cuidarmos do meio ambiente quem corre o risco de extinção somos nós. Eu acho que é essa grande diferença que a gente tem que ter com essa visão em relação ao meio ambiente. A sustentabilidade é lógico que é maior que isto, ela tem a questão econômica, social e ambiental, todas as três são muito importante”.
Uma das palestras, foi da jornalista ambiental, Paula Saldanha. Ela destacou o papel da comunicação na manutenção de um pensamento sustentável e em harmonia com o meio ambiente; a jornalista pontuou também, algumas aplicações da sustentabilidade nas novas gerações.
“O importante é que as pessoas tenham uma ideia, principalmente as novas gerações, crianças, jovens e adultos de uma forma geral, de que na vida a gente tem que colocar sempre um tijolinho; construir, caminhar em busca de um mundo melhor. E para realizar as coisas e para dar a contribuição, isso pode ser com pequenas ações, nas comunidades, dentro das cidades, como, por exemplo, separando lixo para reciclagem”.
A sustentabilidade serve como alternativa para garantir a sobrevivência dos recursos naturais, ao mesmo tempo, permitindo ao homem soluções ecológicas de desenvolvimento. A Fundação Pró-Cerrado faz o trabalho de conscientização ambiental com os jovens que participam do programa de aprendizagem. A jovem aprendiz Ana Cristina pretende colocar em prática temas ligados a sustentabilidade.
“Podemos sim fazer a diferença, podemos ajudar o meio ambiente de várias formas. Aqui no curso, os professores têm ressaltado esse tema que é a sustentabilidade, para a gente ficar ciente do que está acontecendo. Por meio da reciclagem, da consciência e da sustentabilidade”.
{source}
<iframe width=”100%” height=”300″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/545272656&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true&visual=true”></iframe>
{/source}