Um fórum foi organizado para discutir a ampliação de serviços oferecidos no Hospital de Medicina Alternativa em Goiânia. A reunião prevê a elaboração de uma Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. A coordenadora da sessão de Ensino e Pesquisa do Hospital, Mara Rúbia de Freitas explica que a finalidade é de ampliar o atendimento. “Essa é uma área muito interessante e promissora onde a pessoa é tratada como um todo. Dentro das práticas incluem os tratamentos de homeopatia, fisioterapia, acupuntura e outras”, explica a coordenadora.
De acordo com ela, os municípios podem aderir esse tipo de serviço diretamente com o Ministério da Saúde, mas, segundo ela ao criar uma comissão estadual a implantação da política no Estado de Goiás passa a ser fortalecida. As cidades de Ceres, Rio Verde e Mineiros tratam das práticas integrativas, mas não são ligadas a Secretaria de Saúde.
“São várias as contribuições desse trabalho para o bem estar do paciente, melhorando o estresse, a ansiedade, fortalece o mecanismo da imunidade e de uma forma geral essas praticas atuam em conjunto com as outras formas de se tratar o doente, agindo também preventivamente”, explica.
As pessoas interessadas podem procurar uma unidade de saúde em seu município para ser encaminhado ao hospital de medicina alternativa. Os atendimentos são de segunda a sexta das 7 às 17 horas.












