O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio e William Batista. Edição e montagem: Roberval Silva ( voluntários).

Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

Neste domingo às 9h na Rádio Sagres.

Confira o tema do programa desta semana.

Reflexão pós pandemia

Inverno

Livro: Vinha de luz
Espírito: Emmanuel
Médium: Chico Xavier

Lição 66

“Procura vir antes do inverno.” — Paulo. (2 TIMÓTEO, 4.21)

Claro que a análise comum deste versículo revelará a prudente recomendação de Paulo de Tarso para que Timóteo não se arriscasse a viajar na estação do frio forte.

Na época recuada da epístola, o inverno não oferecia facilidades à navegação.

É possível, porém, avançar mais longe, além da letra e acima do problema circunstancial de lugar e tempo.
Mobilizemos nossa interpretação espiritual.

Quantas almas apenas se recordam da necessidade do encontro com os emissários do Divino Mestre por ocasião do inverno rigoroso do sofrimento? Quantas se lembram do Salvador somente em hora de neblina espessa, de tempestade ameaçadora, de gelo pesado e compacto sobre o coração?

Em momentos assim, o barco da esperança costuma navegar sem rumo, ao sabor das ondas revoltas.

Os nevoeiros ocultam a meta, e tudo, em torno do viajante da vida, tende à desordem ou à desorientação.

É indispensável procurar o Amigo Celeste ou aqueles que já se ligaram, definitivamente, ao seu amor, antes dos períodos angustiosos, para que nos instalemos em refúgios de paz e segurança.

A disciplina, em tempo de fartura e liberdade, é distinção nas criaturas que a seguem; mas a contenção que nos é imposta, na escassez ou na dificuldade, converte-se em martírio.

O aprendiz leal do Cristo não deve marchar no mundo ao sabor de caprichos satisfeitos e, sim, na pauta da temperança e da compreensão.

O inverno é imprescindível e útil, como período de prova benéfica e renovação necessária. Procura, todavia, o encontro de tua experiência com Jesus, antes dele.

Emmanuel

Livro dos Espíritos, Allan Kardec perguntas:

  1. É eterna a lei de Deus?

“Eterna e imutável como o próprio Deus.”

  1. Onde está escrita a lei de Deus?

“Na consciência.”

a — Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?

“Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada.”

  1. Que definição se pode dar da moral?

“A moral é a regra de bem preceder, isto é, de distinguir o bem do mal.
Funda-se na observância da lei de Deus.
O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus.”

  1. Como se pode distinguir o bem do mal?

“O bem é tudo o que é conforme à lei de Deus; o mal, tudo o que lhe é contrário.
Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal é infringi-la.”

A pandemia do coronavírus transformou muitos aspectos da nossa vida, desde a rotina de trabalho até a relação com a família, amigos e com nós mesmos. Além de nos colocar numa situação diferente do que estávamos acostumados, a crise global também trouxe várias reflexões sobre consumo, saúde e qualidade de vida.

Fomos forçados a buscar prazer em casa. Essa mudança nos fez perceber como pequenas coisas podem trazer grande satisfação.

O céu e o inferno, Alan Kardec, cap. V, item 9:

“A Terra está sofrendo uma crise e crescimento para se tornar um mundo maduro e, portanto, melhor. As desordens atuais, que tanto nos assustam, são os prenúncios de uma nova ordem que fará a Terra elevar-se na escala dos mundos”.

A humanidade está envolvida no orgulho e no egoísmo individual e coletivamente

“Com a chegada inesperada da pandemia nos assustando, paramos e refletimos. E forçadamente limitados pelas paredes do lar, nos voltamos agora uns para os outros. Nem castigo, nem aviso ou ameaça. Consequência natural da aplicação da lei de causa e efeito, da lei do progresso e outras leis afins.” Citado por Lilian Monteiro em artigo de no Estado de Minas.20/04/2020.

E completa citando :(Mateus 11,28,30)

E refletindo com Jesus, o Cristo de Deus: ‘Vinde a mim todos os que estais cansados, oprimidos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.’”

Segundo o site WorldMeters, no momento há pouco mais de 244 milhões de pessoas infectadas no mundo, com quase 5 milhões de óbitos causados pela covid-19 (subnotificados, claro).

No Brasil, a vacinação começou lenta, mas está acelerando, sendo que cerca de 71.76% dos brasileiros e brasileiras já tomaram a primeira dose (D1) e 51.43% tomaram as duas doses (D1 + D2) ou a dose única da vacina da Janssen. Estamos avançando também na aplicação da dose de reforço para os grupos prioritários e atingimos pouco mais de 6 milhões de vacinados.