Ouça “Fraternidade em Ação #195 | O Mestre e Kardec – parte 1” no Spreaker. Ouça “Fraternidade em Ação #195 | O Mestre e Kardec – parte 2” no Spreaker.

O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio, Zé Antônio e William Batista.

Edição e montagem: Roberval Silva ( voluntários).

Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

NESTE DOMINGO AS NOVE HORAS DA MANHÃ NA RÁDIO SAGRES 730

Confira o tema do programa desta semana.

ALLAN KARDEC

O futuro fundador do Espiritismo recebeu desde o berço um nome querido e respeitado e todo um passado de virtudes, de honra, de probidade; grande número dos seus antepassados se tinham distinguido na advocacia e na magistratura, por seu talento, saber e escrupulosa probidade. Parecia que o jovem Rivail devia sonhar, também ele, com os louros e as glórias da sua família. Assim, porém, não foi, porque desde o começo da sua juventude ele sentiu-se atraído para a ciência e a filosofia.

Denizard Rivail fez em Lyon os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar em Iverdun (Suíça) com o célebre professor Pestalozzi,  †  de quem cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos e um colaborador inteligente e dedicado. Ele se tinha aplicado de todo o coração à propaganda do sistema de educação que exerceu tão grande influência sobre a reforma dos estudos na França e na Alemanha.

Muitíssimas vezes, quando Pestalozzi era chamado pelos governos, um pouco de todos os lados, para fundar institutos semelhantes ao de Iverdun, confiava a Denizard Rivail o cuidado de o substituir na direção da sua escola. O discípulo tornado mestre tinha, além de tudo, com os mais legítimos direitos, a capacidade requerida para dar boa conta da tarefa que lhe era confiada.

Era bacharel em letras e em ciências e doutor em medicina, tendo feito todos os estudos médicos e defendido brilhantemente sua tese. n Linguista distinto, conhecia a fundo e falava corretamente o alemão, o inglês, o italiano e o espanhol; conhecia também o holandês, e podia facilmente exprimir-se nesta língua.

Denizard Rivail era um alto e belo rapaz, de maneiras distintas e humor jovial, bom e obsequioso. Tendo-o a conscrição incluído para o serviço militar, ele obteve isenção e dois anos depois veio fundar em Paris, à rua de Sévres,  †  n.° 35, um estabelecimento semelhante ao de Iverdun. Para essa empresa se associara a um dos seus tios, irmão de sua mãe, o qual era seu sócio capitalista.

A Allan Kardec

Livro: Mandato de amor — Autores diversos — 2ª Parte

Espírito José Tosta

Médium Chico Xavier

Lição 6

Mestre amado, eis aqui meus companheiros

De caminhada espírita-cristã,

Argamassando as luzes do amanhã,

Com o mesmo pão de luz de teus celeiros.

De onde estiveres, mestre, aclara e ensina

O coração de toda a humanidade,

Com a vibração divina da Verdade

E a Fé que consola e raciocina.

Eis que os Planos, visível e invisível,

Celebram tua ação imperecível

Na doutrina de paz, de vida e amor.

Que a tua obra seja continuada

E que vivas na luz de tua estrada

Sob as glórias divinas do Senhor!

A Kardec

Livro: Chico Xavier, a aurora de uma vida entre o Céu e a Terra — Autores diversos subscritos por F. Xavier.

Lição 42

 3 de outubro de 1930.

Kardec, multiplicam-se, indefinidamente, as vibrações sublimes emitidas pelo seu Espírito lúcido ao influxo de santas inspirações, em legando à humanidade o inapreciável tesouro espiritual sintetizado na Doutrina de perfeição que compilaste.

Legionário do amor, das falanges divinas, a tua memória será perenemente aureolada de glória imarcescível entre os maiores luminares que marcharam na vanguarda do progresso universal pelo clarão luminoso de esperança que fizestes surgir nos horizontes da Terra.

Missionário da luz, conduziste a paz a este mundo, unindo no mesmo abraço fraterno a ciência e a religião, o sentimento e a sabedoria, a luz e o amor, o cérebro e o coração.

Alma de mestre, onde quer que permaneças, recebe a gratidão de todos os beneficiados pela tua missão regeneradora, que conduz o homem das plagas do erro e da ignorância aos portos benditos da Perfeição!

Confira edições anteriores do Fraternidade em Ação: