(Foto: Reprodução)

Significado de Drogadicção

Dependência física e psicológica de drogas; vício.
Consumo excessivo e insistente de drogas, de substâncias entorpecentes e alucinógenas, que causa dependência.

O que é a adicção?

A palavra adicção ou adicto segundo o dicionário Aurélio do século XXI vem do latim addictu, que é um adjetivo que significa: afeiçoado, dedicado, apegado, adjunto, adstrito, dependente ou escravo.

Deste modo, é possível constatar que existem vários tipos de adicção, e não somente a drogadicção, que em geral é a mais comentada e estudada, especialmente nos grupos de NA (Narcóticos Anônimos).

“(…)Dependente químico (ou adicto) é alguém que faz uso de drogas constantemente para aliviar tensões, medos, ansiedades, sensações físicas desagradáveis…
São conduzidos a dependerem das drogas chamadas ilícitas (cujo comércio é proibido por lei) maconha, cocaína, crack, etc., ou as lícitas (comercio liberado por lei) como o cigarro, o álcool e remédios sem nenhuma orientação médica. A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece as dependências químicas como doenças, não somente como problemas morais.

O tratamento é longo, um dia de cada vez. E, para vencer é necessário ter pensamento firme, acreditar que vai sair dessa dependência.
Buscar toda ajuda possível sem acreditar em milagres.
Toda mudança de conduta de dependentes e familiares é muito importante para que consiga vencer a viciação.
A vigilância diária é necessária, por isso “um dia de cada vez”.
Para lidar com a abstinência, o dependente deve procurar ocupar-se com práticas esportivas, trabalhos edificantes, etc….
Ocupar sua mente com boas leituras, evitar toda ociosidade para que não tenha tempo de cometer sérios deslizes.
O uso indevido de medicamentos e sentimentos inferiores, poderão levar o indivíduo a dependências químicas com graves consequências futuras!
Amar-se e amar ao próximo como a si mesmo, deve ser um lema a ser seguido.
E, quem tem amor à vida, que o Pai amantíssimo lhe deu, cuida para que seu espírito e seu corpo físico sejam respeitados.

Muita paz a todos!”

Lucio Cândido Rosa: Dependência química na visão espírita

Uma das maneiras preventivas, e muito eficiente para evitar os vícios, é a leitura, o estudo, o entendimento, o respeito e a obediência a Deus. A Doutrina Espírita explica a respeito das Leis Divinas. Por exemplo, na questão 702, de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta ao Espírito da Verdade se o instinto de conservação é uma lei natural, e Ele responde que sim, pois é dado a todos os seres vivos para que mantenha o corpo em bom estado. Sendo assim, como se trata de uma Lei de Deus, tem que ser respeitada e rigorosamente obedecida, ou seja, o corpo físico deve – ou pelo menos deveria – receber os melhores cuidados, mas, infelizmente isso nem sempre acontece.

FICHA TÉCNICA

O “Fraternidade em Ação – Navegando em Tom Maior” é uma produção realizada pelo “Centro Espírita Caridade é o Caminho” que leva você a vibrar pelas ondas do bem. Todo domingo, a partir das 9h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia, você acompanha uma edição inédita.

Ficha Técnica:
Apresentação:
Sebastião Ribeiro
Djalma Freitas
Jonatas Procópio

Trabalhos Técnicos:
Roberval Silva

Realização:
Rádio Sagres 730