A estreia de Tite foi ofuscada pelo brilho de outro estreante. O garoto Gabriel Jesus fez sua primeira aparição na seleção principal e anotou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Equador. Se não bastasse o instinto artilheiro, o atacante ainda sofreu o pênalti que originou o primeiro gol.
Com o triunfo, a seleção canarinho está, por ora, em quarto lugar. Os comandados de Tite têm 12 pontos e estão a um do líder Uruguai. O Brasil volta a atuar pelas Eliminatórias na próxima terça-feira, 06. O jogo será na Arena da Amazônia, às 21h45, contra a Colômbia,.
O Equador permanece com 13 pontos e perdeu a segunda colocação para a Colômbia. O time de Gustavo Quinteros está em terceiro. A seleção equatoriana vai encarar o Peru, no estádio Nacional de Lima, às 23h15 também da próxima terça-feira.
1º tempo
O Equador começou a partida assustando o time brasileiro. Nos dois primeiros minutos, Montero chegou com muita velocidade pela esquerda. Na primeira vez, ele cruzou para fácil defesa de Alisson. Na segunda, ele quase encontrou Bolaños, mas Miranda foi bem e travou o atacante.
A resposta do Brasil veio logo em seguida. Aos três minutos, Neymar tocou para Gabriel Jesus, que dominou e chutou. A bola ganhou velocidade e foi por cima da meta de Domínguez. Aos cinco, foi a vez de Willian arriscar de longe. O meia mandou uma bomba, no entanto, a bola subiu muito.
A intensidade do jogo diminui. O próximo lance perigoso só foi aparecer aos 20 minutos, quando Bolaños cobrou falta, a defesa brasileira afastou e, no rebote, Jefferson Montero arrematou com perigo à meta de Alisson.
Aos 30 minutos, o time canarinho voltou a incomodar. Renato Augusto recebeu na área com bom ângulo para chutar. O meia, contudo, escorregou e mandou a bola por cima do gol. Quatro minutos depois, os equatorianos assustaram. Cristian Noboa avançou, passou por dois defensores do Brasil e finalizou. Bem colocado, Alisson defendeu em dois tempos.
No final do primeiro tempo, a velocidade do Equador voltou a aparecer. E mais uma vez pela esquerda. Montero chegou muito rápido à ponta e cruzou. De surpresa, Enner Valencia apareceu na área e finalizou. Para a sorte brasileira, a bola subiu e foi pela linha de fundo. A última oportunidade foi do Brasil. Neymar cruzou, mas ninguém apareceu para completar para as redes e a primeira etapa terminou sem gols.
2º tempo
Na etapa complementar, o Brasil voltou com uma postura bem diferente da apresentada no primeiro tempo. Logo no primeiro minuto, Neymar finalizou com perigo à meta de Domínguez. Aos 11, Renato Augusto incomodou novamente o goleiro equatoriano quando fez cruzamento fechado. O arqueiro, bem colocado, segurou firme.
O time brasileiro mostrava que o gol estava amadurecendo. Aos 17, Daniel Alves fez mais um cruzamento perigoso e Domínguez ficou com ela. No lance seguinte, Marcelo ficou com o rebote após cruzamento de Neymar e arrematou com força. A bola passou muito perto do gol dos donos da casa.
Aos 24 minutos, a estrela do garoto Gabriel Jesus começou a brilhar. Ele recebeu bola em contra-ataque, passou por Arturo Mina e também por Domínguez. O jovem só não entrou com bola e tudo porque o goleiro o derrubou na área. Sem titubear, o juiz anotou pênalti. Na cobrança, Neymar bateu no canto direito do arqueiro e abriu o placar em Quito.
Nervoso em campo, o Equador ficou com um a menos aos 30 minutos. Paredes, que já tinha amarelo, entrou de sola na canela de Renato Augusto e foi expulso. Perigoso nos contragolpes, o Brasil quase ampliou com Philippe Coutinho em duas oportunidades. Em uma delas, o meia do Liverpool deu uma caneta no defensor.
A superioridade brasileira em campo se refletiu no marcador. Aos 41, Neymar e Marcelo tabelaram, o lateral cruzou nos pés de Gabriel Jesus que, com um toquinho de letra, anotou o segundo. O terceiro veio aos 47, quando o garoto palmeirense virou e bateu no ângulo do grandalhão goleiro Domínguez para marcar o terceiro e fechar o placar no Equador.
Ficha Técnica
Equador 0x3 Brasil
Data: 01 de setembro de 2016
Horário: 18h
Local: Estádio Olímpico Atahualpa; Quito, ECU
Árbitro: Enrique Cáceres Villafañe (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardoso Escobar (PAR) e Milciades Sildivar Franco (PAR)
Cartões amarelos: Bolaños, Montero, Paredes, Domínguez (ECU); Paulinho (BRA)
Cartões vermelhos: Paredes (ECU)
Gols: Neymar, aos 26’2T, Gabriel Jesus, aos 41’2T e aos 47’2T (BRA)
EQUADOR: Alexander Domínguez; Paredes, Achilier, Arturo Mina e Walter Ayoví; Gruezo (Gaibor), Cristian Noboa, Bolaños e Enner Valencia; Jefferson Montero (Arroyo) e Felipe Caicedo (Ibarra).
Técnico: Gustavo Quinteros.
BRASIL: Alisson Becker; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Willian (Philippe Coutinho) e Neymar; Gabriel Jesus.
Técnico: Tite.