Ananda Leonel
Ananda Leonel
Jornalista e diretora de TV. Apresentadora, editora e colunista. Especialista em Games, eSports e Cultura Geek. Pioneira regional no cenário gamer em Goiás. Criou o programa gamer "Aperte o Play" na TV aberta da Sagres. Pós-graduanda em games e Gamificação na Educação. Eleita pela mídia local a maior referência do cenário. Apresentadora e creator dos maiores eventos gamer e geek do centro-oeste.

Game desenvolvido por goiana traz três caminhoneiras espaciais

É com muito prazer que starto a coluna de hoje, com um game narrativo chamado Neve, desenvolvido pela goiana e CEO da Ritus Studios, Michelle Santos. Confesso que, ao começar a escrever esta matéria, fiquei reflexiva sobre como a palavra “caminhoneira” não existe no nosso vocabulário. O termo “caminhoneira” não existe oficialmente na língua portuguesa, o que me fez refletir sobre o peso da masculinização histórica da profissão de caminhoneiro. A ausência dessa palavra no vocabulário evidencia como a ocupação foi tradicionalmente associada aos homens, dificultando o reconhecimento e a representatividade das mulheres no setor.

No entanto, com a crescente presença feminina na profissão, o uso do termo “caminhoneira” se tornou cada vez mais comum na linguagem cotidiana, desafiando estereótipos e evidenciando a necessidade de atualizar a língua para acompanhar as mudanças sociais e a diversidade no mercado de trabalho.

No mês de março, optei por evidenciar ainda mais o trabalho feminino em um mercado majoritariamente masculinizado. Por mais que, ao longo dos anos, tenhamos ocupado espaços antes dominados por homens, ainda seguimos em uma luta pela equidade de gênero.

Sobre o jogo

Neve é uma experiência imersiva em um mundo pós-apocalíptico, onde a protagonista enfrenta os desafios de um novo e desolado cenário. O jogo mistura narrativa e exploração, levando os jogadores a vivenciarem a luta pela sobrevivência enquanto enfrentam dilemas morais e emocionais em uma jornada única e reflexiva. Com uma jogabilidade focada em escolhas que moldam o destino do personagem, Neve busca explorar temas como solidão, resistência e esperança em tempos de adversidade.

No programa de hoje, startamos a entrevista com gameplay, com muita conversa e, claro, jogo. Assista aqui:

Aperte o Play

No Aperte o Play, busco mostrar todos os cenários do universo gamer e geek, com ênfase em dar destaque aos talentos regionais e nacionais. O objetivo é mostrar o outro lado da moeda e provar o impacto social e cultural dos jogos eletrônicos. O programa está alinhado com a agenda 2030 da ONU e aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, Aperte o Play tem o poder de transformar a vida das pessoas, proporcionando a visibilidade e o reconhecimento de talentos que, muitas vezes, não têm espaço nos grandes meios de comunicação.

Ao destacar iniciativas de impacto positivo, o programa inspira e motiva a audiência a enxergar os jogos eletrônicos como uma ferramenta de educação, inclusão e desenvolvimento. Através de suas abordagens, contribui para a construção de uma sociedade mais igualitária, colaborativa e consciente do seu papel na sustentabilidade global.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 5 – Igualdade de genêro e ODS 8 – Trabalho descente e crescimento econômico.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.