Entre as novidades que compunham o decreto assinado pelo prefeito Iris Rezende na sexta-feira (19), e derrubado por uma liminar do Ministério Público no domingo (21), estava o uso obrigatório de máscaras em locais públicos. Segundo o documento, o descumprimento da ordem acarretaria em multa de R$ 627,38.

Em entrevista ao repórter Rafael Bessa, o comandante Wellington Paranhos, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), diz que as fiscalizações e orientações referentes aos decretos municipais e estaduais já existentes no que diz respeito a pandemia.

“A única alteração é porque, com a publicação do decreto de sexta-feira (19), a GCM passaria a fazer também a abordagem daqueles cidadãos que estariam sem máscara”, explica.

O comandante destacou que nesta segunda-feira (22) a Guarda Civil Metropolitana deve se reunir com outros secretários. No decorrer do dia, Prefeitura de Goiânia deve divulgar uma nota sobre o posicionamento a respeito do uso obrigatório ou não de máscaras de proteção em lugares públicos.

Wellington Paranhos destaca que independente da decisão a fiscalização continuará, mas com abordagem informativa.

*Reportagem de Rafael Bessa