O gerente de fiscalização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Diego Moura, alertou em entrevista à Sagres nesta terça-feira (19) sobre o uso de academias ao ar livre da capital, que ainda é frequente. Segundo ele, muitos goianos insistem em utilizar os equipamentos que estão isolados com fitas zebradas e cartazes informativos.

Além desse espaço, o órgão tem se preocupado com a frequente movimentação em parques infantis. “Temos recebido, diariamente, denúncias de que as pessoas estão usando os espaços isolados. Que pais, muitas das vezes, levam os filhos para os parques infantis. Assim ele pode acabar contraindo o vírus, que é uma coisa que ninguém quer passar”, ressalta.

A prefeitura de Goiânia recebeu, do Ministério Público, a recomendação de fechar essas áreas. Segundo Diego Moura, são locais de convivência que atraem pessoas, gerando aglomeração. Diante da recomendação, a Amma, junto a Guarda Metropolitana, iniciou um trabalho de interdição de todas essas áreas.

Goiânia conta com mais de 40 parques. Desses, mais de 17 possuem área de academia e parques infantis. Esses espaços foram isolados e placas informativas, explicando o motivo do fechamento, foram colocadas. Desde então, auditores fiscais a guarda civil têm feito o monitoramento desses espaços. “Infelizmente o que temos observado é que as pessoas insistem em descumprir esse isolamento. Violando aquela fita zebrada para fazer uso do equipamento”, conta o gerente de fiscalização da Amma.

Diego lembra que é importante evitar o compartilhamento desses equipamentos, pois são objetos propícios a propagação do coronavírus. “Compartilhados esses equipamentos podem ser um grande propagador do vírus, porque ele não tem a manutenção adequada de limpeza, além de fazer com que as pessoas fiquem aglomeradas”.

As caminhadas nos parques continuam liberadas, mas Diego revela que os fechamentos dos parques da capital já foram cogitados. Segundo ele, a prefeitura conta com o “bom senso” da população para que a medida não seja aplicada.

O gerente de fiscalização da Amma ressalta que ao violar o isolamento feito nos equipamentos de academia ao ar livre e nos parques infantis, as pessoas estão desobedecendo a uma ação do Poder Público e é passivo a uma condução coercitiva à delegacia, feita pela própria polícia militar ou pela guarda metropolitana. Nesse caso, dentro da esfera criminal, Diego explica que a pessoa pode ter alguma situação negativa em relação ao descumprimento.

Canal para denúncias

A Amma conta com um canal para denúncias sobre quebra de isolamento dos equipamentos de academia ao ar livre, comércios funcionando sem as devidas cautelas e aglomerações. O telefone disponível é o 161. Além disso, as denúncias também poder ser feitas pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

*Com reportagem de Rafael Bessa