Foto: Divulgação

Cerca de 700 gestores de escolas estaduais de ensino médio estiveram reunidos no Centro de Convenções de Goiânia no seminário Desenvolvimento de Competências do Gestor para o Avanço Contínuo. Na oportunidade, a secretária estadual de Educação Fátima Gavioli falou sobre a parceria com o Instituto Unibanco e o programa Jovem de Futuro.

“O Instituto Unibanco adotou também Goiás, de forma maravilhosa, no Ensino Fundamental. Nós vamos ter o circuito de gestão do 6º ao 9º, e agora os gestores de escola integral quero que estejam aqui. Hoje aqui não se tem o gestor de escola integral. Você tem o gestor da escola regular. Mas eu não quero dois Ensinos Médios, eu quero eles aqui dentro do circuito fazendo exatamente as mesmas coisas e dentro do mesmo processo pedagógico”, afirma Gavioli. 

Fatima Gavioli ainda afirmou que a evasão escolar tem sido o principal desafio na gestão do Ensino Médio em Goiás. “Temos uma evasão muito alta. Temos muitos meninos fora da escola, e hoje uma escola de Ensino Médio boa é uma escola que coloca o aluno, dá acesso e dá aprendizagem, e oferece condições também para que ele não desista. Eu já posso adiantar para vocês que a nossa rede de gestores é muito forte, muito competente, mas todos nós temos que estudar”, argumenta. 

A secretária de Educação respondeu ainda sobre as medidas que estão sendo tomadas para que os alunos não abandonem as salas de aula. “Temos hoje uma rede de tutores que visita as escolas, conversam com os gestores, perguntam como está a evasão, acompanham. Algumas pessoas a gente consegue trazer para a escola, mas eu tenho aquele estudante que some mesmo. Nós vamos atuar fortemente no ano que vem, inclusive com o Goiás Tec, que é o ensino médio ofertado através das tecnologias e levado até os lugares mais distantes de Goiás”, conclui.

Fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Unibanco. O programa Jovem de futuro hoje está presente em 546 escolas no estado de Goiás.

Do repórter Rafael Bessa