Viaduto de acesso ao Parque das Laranjeiras (Foto: Reprodução/Sagres TV) 

Passar pela BR-153, viaduto de acesso ao Parque das Laranjeiras, região Sul de Goiânia nos horários de pico é um desafio, um verdadeiro teste de paciência para motoristas. O calheiro Marlon Roberto afirmou que dirige sempre pela região e perde muito tempo ali parado: “Isso sem dizer o nervoso que a gente passa. Haja paciência!”.

Lá no alto, na rodovia, o trânsito até flui, mas para contornar o viaduto ou passar na trincheira, é preciso circular a rotatória, uma de cada lado, é aí que o trânsito trava para valer. O comerciário Alex Tomás conta: “Tento ao máximo evitar passar por ali, porque o trânsito é muito tumultuado”.

Rota de fuga

E se há anos o trânsito já é complicado nas proximidades do viaduto, a situação piorou ainda mais. Motoristas, comerciantes e moradores da região dizem que o tráfego de veículos aumentou bastante. “Para fugir de obras pela cidade, como construção de viadutos e do BRT, muitos motoristas optaram por passar nessa região. Então, o tráfego aqui pelo menos dobrou”, contou o analista de sistemas Santiago Solá Neto.

O trânsito no viaduto vem aumentando muito nos últimos anos: “Várias empresas se instalaram aqui na região, foram construídos muitos condomínios horizontais e tem a universidade, a PUC”, contou o engenheiro civil Fernando Simões Raimundo de Lima, que diz: “Agora com as obras na cidade e o BRT, ficou ainda mais difícil passar por aqui”.

Santiago Solá e Fernando Simões entraram em contato com o Sistema Sagres de Comunicação e pediram uma reportagem, eles cobram providências: “Que a Prefeitura envie uma equipe aqui e ache uma solução a curto prazo. Talvez seja a retirada dessas rotatórias e colocação de sinaleiros, não sei, é preciso estudar”, disse Fernando Simões.

Medidas a longo prazo

A longo prazo, Fernando Simões e Santiago Solá acreditam que uma solução seria uma obra que já foi motivo de estudo da Prefeitura de Aparecida: “Há 5 anos, o então prefeito Maguito Vilela começou levar adiante a proposta de construir uma trincheira a menos de 500 metros daqui, ligando a continuação da Avenida Bela Vista com a continuação da Avenida Rio Verde, o que com certeza desafogaria muito o tráfego no viaduto que dá acesso ao Parque das Laranjeiras. Mas a obra não foi adiante”, contou Fernando Simões.

A construção dessa trincheira a 500 metros do acesso ao Parque das Laranjeiras foi parar na Câmara Municipal. Os vereadores Denício Trindade (SDD) e Carlin Café ( PPS) entraram com requerimento cobrando a realização da obra. “Uma das possibilidades, é que a obra seja feita numa parceria das prefeituras de Goiânia e Aparecida. Já estamos mantendo contato com os prefeitos das duas cidades e também com a concessionária da BR-153”, explicou Denício Trindade. 

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/gClgbkiUEBk” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}