Zagueiro Gilvan. (Foto: Paulo Marcos)

Na próxima terça-feira (27), o Atlético voltará a entrar em campo pela Série B jogando fora de casa. Às 21h30, enfrentará o Sport na Ilha do Retiro em confronto direto na briga pelo acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. As Feras do Kajuru estarão representadas pela repórter Nathália Freitas direto de Recife para a cobertura da partida.

Além das entradas de Mike e Pedro Raúl no ataque rubro-negro, outra mudança que deverá ser promovida pelo treinador Wagner Lopes é o retorno de Gilvan na defesa. O zagueiro e capitão estava suspenso na partida da última sexta-feira, quando o Atlético empatou em 0 a 0 com o Brasil de Pelotas, e voltará ao time no lugar de Lucas Rocha.

Em 18 rodadas, o Atlético sofreu 14 gols, sendo a segunda defesa menos vazada do campeonato, atrás somente do líder Bragantino. Além disso, o goleiro Maurício Kozlinski não foi superado nas últimas duas partidas e Gilvan acredita que a posição da equipe também passa pelo desempenho defensivo, já que “a defesa melhorou bastante. Vinha sendo um ponto cobrado, mas crescemos e evoluímos trabalhando forte”.

Na próxima rodada, a equipe campineira enfrentará o time que menos perdeu no campeonato: foram apenas duas derrotas do Sport, que também está invicto como mandante com quatro vitórias e cinco empates em nove partidas. O capitão rubro-negro frisa que enfrentará “uma equipe qualificada, que está brigando no G4. É difícil eles perderem, em casa são muito fortes e estamos atentos a isso”.

Depois de um mês jogando na Arena de Pernambuco, o Sport voltará ao seu estádio, na Ilha do Retiro. Por causa de fortes chuvas em Recife, o gramado ficou muito prejudicado e a diretoria revitalizou o campo durante o período. “Sabemos que será um jogo com muita pressão e casa lotada, mas vamos jogar da mesma forma que estamos jogando fora de casa: bem postados para no contra-ataque surpreender”, ressalta Gilvan.

Nesta terça-feira, o Atlético terá a oportunidade de repetir a campanha que o clube teve no primeiro turno da Série B em 2016, quando foi campeão brasileiro. Naquele ano, o time de Marcelo Cabo fez 33 pontos em 19 rodadas, enquanto a equipe de Wagner Lopes está na terceira posição com 30, podendo igualar a marca caso vença em Recife.

“Esperamos terminar o primeiro turno no G4, é uma pontuação boa. Vamos em busca disso, mas sabemos que será muito difícil, a equipe do Sport é experiente e tem bons jogadores”, projeta o capitão atleticano, que destaca que um empate fora de casa também pode ser um bom resultado, “porque é uma equipe que está brigando no confronto direto conosco”.