Dezesseis bandas integram a quarta edição do festival GO Rock & Afins, no Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, nos dias 14 e 15 de novembro. Além de bandas goianas que despontam como revelação na cena regional, a programação também recebe a presença de Lucas Santtana (BA) e The Baggios (SE), que fortalecem a atmosfera rock pop do evento.

Dez anos após a terceira edição, o festival está de volta com o apoio institucional do Governo de Goiás, por meio do Fundo Estadual de Cultura, execução da Savana Produções e Constantinopla Produção Cultural. O festival também possui direção artística de Nila Branco e Fabiano Olinto que, juntamente com outros músicos goianos, criaram o movimento que se tornou o GO Rock. “Sempre trabalhamos de forma associativa”, lembra o vocalista da banda Casa Bizantina.

Pioneiro no Estado, o festival mantém sua proposta inicial: valorizar a produção musical goiana, fortalecer a conexão entre artistas e colaborar para a difusão nacional do trabalho de bandas e artistas solo atuantes em Goiás. “A ideia é fortalecer a cena e promover a criação do nosso imaginário musical”, revela Olinto.

Segundo Nila Branco, o GO Rock surgiu a partir do desejo de expansão de fronteiras, em um momento em que haviam muitas casas de shows na capital, a gravação de CDs já estava acessível para as bandas, mas persistia a dificuldade de veiculação. “Se as rádios daqui não tocavam a nossa música, quem é que iria tocar então?”, questionava a cantora.

Para os organizadores do festival, a conquista permanente de espaço para a circulação da produção musical nos veículos de comunicação locais é um dos principais legados do GO Rock. “É inegável que este projeto encorajou muitos artistas a batalharem seus espaços e a produzirem cada vez com mais qualidade”, comenta ela.

A curadoria feita por Nila Branco e Fabiano Olinto buscou reunir bandas e artistas solo que têm carreira consolidada ou que sejam iniciantes com propostas autorais, que valorizam a música brasileira. Dessa forma, chegaram a grupos como o Carne Doce, TNY, Tonto, Lucas Santtana, Bebel Roriz, Indústria Orgânia, Casa Bizantina entre outros que compõem a intensa programação que vai se revezar de forma intermitente, entre os teatros Pyguá e Yguá, do Centro Cultural Martim Cererê. A construção da atmosfera do festival se dará com a intervenção audiovisual de DJs e a instalação de feira de variedades.

De acordo com Fabiano Olinto, o festival tem compromisso com a itinerância e, por isso, vem buscando alternância na ocupação de espaços urbanos. A primeira edição (2000) ocorreu na rua, em frente à Tribo do Açaí, no Setor Marista. Gratuito e ambientalista, em 2002, o festival instalou seu palco no Jardim Botânico de Goiânia, onde reuniu 8 mil pessoas. A terceira e última edição, em 2004, levou público para o Centro da cidade, lotando o tradicional Jóquei Clube.

PROGRAMAÇÃO

14 novembro 2014 (sexta-feira)

21h – Elétrons

21h30 – Fleu Ego

22h – Dante Ventura

22h30 – Bebel Roriz

23h – Bruna Mendez

23h30 – Nila Branco

0h – Marco Antonini

0h30 – Lucas Santtana (BA)

 

15 novembro 2014 (sábado)

21h – Lobinho e os 3 Porcão

21h30 – Chipanzés de Gaveta

22h – Indústria Orgânica

22h30 – TNY

23h – Tonto

23h30 – Casa Bizantina

0h – Carne Doce

0h30 – The Baggios (SE)