A semana iniciou quente, os termômetros marcaram 39°C nesta segunda-feira (28). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Imet) o calor deve durar toda a semana toda com uma provável queda na temperatura na quinta-feira (1º).

Os altos números nos termômetros ultrapassaram o calor de setembro do ano passado. Em 2019, neste mesmo mês, de acordo com o Inmet a capital registrava um recorde de calor marcando 38,4ºC na temperatura. Quanto a umidade do ar, o órgão já está em alerta vermelho, que é quando a umidade está abaixo de 12%.

Ainda segundo o Inmet, o calor deste ano deve superar não apenas o recorde de calor do ano passado, mas a maior temperatura já registrada na capital. A chefe do Inmet-GO, Elizabete Alves, relembra o ano de maior temperatura em Goiânia. “Essa semana as temperaturas elevadas vão persistir. Tem condições de bater o recorde anterior, que foi de 40,4°C, em 17 de outubro de 2015”.

Foto: Pexels

Goiás

A previsão é de calor para todo o Estado. Pirenópolis deve ficar entre 35°C e 37°C. Já em Jataí a temperatura deve subir um pouco mais registrando até 39°C°, assim como o município de Trindade. Em Rio Verde a média deve ser de 37°C e Itumbiara deve atingir a temperatura mais alta na sexta-feira (2), com 40°C.