Segundo levantamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), uma ferramenta da Organização das Nações Unidas (ONU) que monitora a implantação da Agenda 2030, Goiânia é a 5ª capital com maior índice de desenvolvimento sustentável no país.

Conforme apontou o estudo, a cidade atingiu as metas do ODS 7 – Energia Renováveis e Acessíveis, do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas e do ODS 14 – Proteger a Vida Marinha. A Agenda 2030 conta com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU com temas como saúde e produção sustentável.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o município possui 99,7% dos domicílios com acesso à energia elétrica. A administração municipal também avaliou a utilização de energia solar fotovoltaica na capital e afirmou que Goiânia é a 6ª capital do ranking em relação a essa matriz energética no país.

O prefeito Rogério Cruz pontuou alguns avanços da cidade. “Goiânia é destaque em indústria, inovação, infraestruturas, energias renováveis e acessíveis, percentual de esgoto tratado, áreas importantes para o presente e o futuro das gerações”, disse.

Classificação geral

Apesar de estar na 5ª posição no ranking das capitais brasileiras, Goiânia aparece na 229ª posição na classificação geral entre os 5570 municípios. A pontuação da cidade é 58,32 de 100.

A avaliação completa do município em relação a Agenda 2030 pode ser consultada aqui.

Leia mais: