(Foto: Banco de Imagem / Pixabay)

Esse é o terceiro episódio do podcast Goiânia em Tom Maior e o assunto é Goiânia Inteligente. Você vai conferir os desafios que Goiânia precisa enfrentar para melhorar a colocação no ranking das Smarts Cities e também, o uso da Inteligência Artificial como ferramenta de desenvolvimento tecnológico da Capital.

O Podcast de número #3, recebeu o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), pós-doutor em Inteligência Artificial e professor da Universidade Federal de Goiás. Celso Camilo. E também, o professor de Língua Portuguesa da Escola de tempo integral José Carlos Pimenta, Mestre em Literatura e Finalista do Desafio de Aprendizagem Criativa e do Desafio Diário de Inovações. O professor Cléssio Pereira Bastos.

Saiba mais

Smart Cities

Desde de 2015 a empresa Urban Systems desenvolve, anualmente, um estudo com o intuito de entender e definir indicadores que apontem o desenvolvimento das cidades brasileiras para o seu desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. Chamado de Ranking Connected Smart Cities, o estudo aponta as 100 cidades mais desenvolvidas no quesito tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, segurança, mobilidade, urbanismo e meio ambiente.

Nas edições até 2018 Goiânia sempre ocupou a 15ª ou 16ª posição, mas em 2019 a cidade caiu para o quadragésimo lugar. Além da queda no ranking geral, a modalidade que chama a atenção é a de tecnologia e inovação. Ficando sempre entre as 15 melhores colocadas, este ano ocupou a 20ª posição. Os indicadores mostram uma deficiência no desenvolvimento no capital humano, infraestrutura de telecomunicação, que é a Fibra Ótica, 4 e 5G, produção de conhecimento, Patentes, e bolsas de incentivo a pesquisas.

Inteligencia Artificial 

A Inteligência Artificial é um campo de estudo dedicado à criação de mecanismos que simulam a inteligência humana. Sua área de aplicação é ligada ao desenvolvimento de soluções de problemas e ao aprimoramento de processos em diversas áreas, como comunicação, administração, saúde, segurança e agronegócio. 

A Universidade Federal de Goiás, a UFG, criou o novo curso de Inteligência Artificial (IA), o primeiro no Brasil. O professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, que presidiu a comissão de elaboração do curso de bacharelado em Inteligência Artificial, o professor Anderson Soares, participou deste podcast e analisou como o curso de IA vai ajudar no desenvolvimento tecnológico de Goiânia. 

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/699505906%3Fsecret_token%3Ds-N7p8C&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Fique ligado

O quarto episódio, que vai ao ar nesta terça-feira (22), será a “A cidade delas”. O podcast Goiânia em Tom Maior será publicado todos os dias, entre 17 e 24 de outubro, às 15 horas no site Sagres Online, nos tocadores de podcast, no canal da Sagres no YouTube e na Rádio Sagres 730.

Confira abaixo todos os episódios do podcast Goiânia em Tom Maior:

Dia 17/10/19: #1 A cidade dos arquitetos 

Dia 18/10/19: #2 A história contada pelos pesquisadores

Dia 21/10/19: #3 Os esforços para uma cidade versão 5.0

Dia 22/10/19: #4 A cidade delas

Dia 23/10/19: #5 A cidade cantada e declamada pelos artistas

Dia 24/10/19: #6 A cidade às margens do centro histórico