Pouco catalogada, porém, bastante rica. A história esportiva de Goiânia, nos remete a glórias, histórias e lembranças de variadas modalidades. O futebol começou em Goiânia com a vinda de praticantes da antiga capital do estado, Cidade de Goiás e com a criação da União Americana (1936) e do Corinthians que posteriormente se assumiu como Goiânia (1938).

Ao longo da história também formamos vários craques. Mas você lembra quais são os que carregam Goiânia na certidão de nascimento? Lista 16 grandes craques que nasceram em Goiânia… 

1) Fernandão 

Nascido no dia 18 de março de 1978, o atacante Fernando Lúcio da Costa, conhecido como Fernandão, nasceu na cidade de Goiânia e representou a cidade nos gramados do Brasil. Com a camisa do Goiás conseguiu 5 títulos regionais, 2 Copas Centro-Oeste e 1 Série B. Outro clube pelo qual ficou conhecido foi o Internacional. Vestindo as cores do clube gaúcho, Fernandão levantou a taça da Libertadores e do Mundial de clubes em 2006. Após feitos históricos, o goianiense faleceu no dia 07 de julho de 2014.  

 

2) Túlio Maravilha 

Se o assunto for balançar as redes, os goianos são especialistas. Principalmente se os pés forem de Túlio Maravilha. O atacante com mais de 1000 gols marcados nasceu em Goiânia no dia 2 de junho de 1969. Com passagem pelos três times da capital, o jogador foi uma figura importante no Botafogo onde foi artilheiro da Série A por duas vezes consecutivas.

 

3) Baltazar

O atacante Baltazar Maria de Morais Júnior brilhou com a camisa rubro-negra. Nascido em Goiânia, o jovem entrou no clube de Campinas com 19 anos e logo caiu nas graças da torcida. No mesmo anos, consagrou-se artilheiro do Campeonato Goiano e se firmou na equipe. Além do Dragão, Baltazar também atuou pelo rival Goiás e pelo Flamengo, Botafogo e Palmeiras. O atacante também vestiu a camisa da Seleção Brasileira e conquistou a Copa América de 1989. 

 

4) Valdeir – The Flash 

No dia 31 de dezembro de 1967 nascia mais um craque goianiense. Valdeir Celso, apelidado como The Flash, fez sucesso no futebol nacional e iniciou a sua carreira no Atlético. O clube com maior representatividade em sua carreira foi o Botafogo onde foi campeão carioca. Após se destacar, o atacante foi chamado para a seleção brasileira e entrou em campo em 18 partidas. No futebol francês, Valdeir chegou a jogar junto com Zidane.

 

5) Cacau

Cláudio Rabello de Castro ficou conhecido no futebol nacional como Cacau. O atacante começou sua carreira no Goiás onde foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1984 com 6 gols marcados. O jogador também teve passagem pelo Corinthians, Athlético-PR e Fluminense. Atualmente é comentarista esportiva no rádio e na televisão

 

6) Macalé 

Filho de um alfaiate e ex-jogador, o zagueiro Macalé conquistou a torcida esmeraldina. O defensor caiu nas graças da torcida do Goiás e conquistou o título de campeão goiano em 1966, 1975 e 1976. Além do Verdão, Macalé jogou apenas no XV de Piracicaba-SP. 

 

7) Lindomar 

Lindomar de Paula Queiroz é um nome bem conhecido pelos torcedores atleticanos. O atacante brilhou com a camisa rubro-negra em 2009, quando o Atlético conseguiu o acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A. No mesmo ano Lindomar conquistou a artilharia do clube com seis gols marcados. 

 

8) Zé Luís (zagueiro) 

Nascido em Goiânia, o jogador Zé Luís foi o jogador mais vitorioso da história do Vila Nova. O zagueiro conquistou pelo time colorado o Campeonato Goiano de 1977, 1978, 1979, 1980 e 1982. Além do Vila Nova, Zé Luís já atuou no Itumbiara, Anapolina, Quirinópolis, Santa Helena e Jataiense. 

 

9) Zé Henrique  

Zé Henrique brilhou no futebol goiano nas décadas de 1970 e 1980. O ponteiro iniciou sua carreira no Vila Nova, onde conquistou o tetracampeonato, o maior título da história do Vila Nova. O goianiense conquistou seis títulos estaduais sendo cinco com o Vila Nova e um com o Atlético. Seus feitos individuais foram as artilharias do Campeonato Goiano de 1980 e 1984. 

 

10) Wendell Lira  

O goianiense que desbancou Lionel Messi é conhecido ficou conhecido após vencer o prêmio Puskás da FIFA com o gol mais bonito em 2016. Nascido na capital o jogador atuava pelo Goianésia quando marcou um golaço e ficou conhecido mundialmente. Depois do prêmio, Lira também se aventurou em uma Copa do Mundo, mas sem ser nos gramados. Com o microfone da Sagres 730 Lira esteve na Rússia e cobriu o mundial. 

 

11) Arthur – Barcelona 

De Goiânia para Espanha. O goianiense Arthur Melo, de 23 anos, hoje veste as cores do Barcelona e divide o campo com nomes como de Lionel Messi, Suarez e Piqué. O jovem talento começou no Goiás, mas ficou conhecido nacionalmente quando defendeu o Grêmio e conquistou a Copa do Brasil, em 2016, e a Copa Libertadores da América, em 2017. O meia também caiu nas graças de Tite e foi convocado para vestir as cores da Seleção Brasileira. 

 

12) Dudu – Palmeiras 

Eduardo Pereira Rodrigues, apelidado como Dudu, é conhecido pela torcida do Palmeiras. O atacante começou sua carreira no Atlético, em 2003, depois no futebol profissional defendeu as cores do Cruzeiro. Com passagens pelo futebol europeu, retornou ao Brasil para atuar no Palmeiras e brilhar com as cores alviverde. Com time paulista conquistou a Copa do Brasil, em 2015, e o Campeonato Brasileiro de 2016 e 2018. 

 

13) Tim

Nascido no dia 5 de outubro e 1974, Carlos Eduardo Pereira, conhecido como Tim, conquistou a torcida colorada e virou um dos principais ídolos do Vila Nova. Pelo time goiano Tim foi campeão do Campeonato Goiano, em 1995 e 2005, e do Campeonato Brasileiro da Série C em 1996. Além do Vila Nova, o atacante defendeu o Internacional, Marilia-SP e Aparecidense. 

 

14) Marcelo Borges

Marcelo Borges é um dos ídolos da torcida esmeraldina. O meia iniciou sua carreira no Goiás e lá conquistou o Acesso para o Campeonato Brasileiro da Série A, em 1994. Além da torcida alviverde, Marcelo também é muito conhecido pela torcida da Ponte Preta, que nos dias atuais ainda ovaciona o atleta. 

 

15) Jorginho

Jorginho atua no Atlético e é conhecido pela torcida rubro-negra. O meia caiu nas graças da torcida atlética após ser o principal personagem no acesso do Atlético para série A em 2016. Além disso, esteve no título do Campeonato Goiano em 2014 e foi o primeiro jogador a marcar um gol no novo estádio Olímpico.

 

16) Luiz Frazão 

Luiz Talvane Frazão, conhecido como Luiz Frazão, defendeu as cores dos quatro times da capital. Começou sua carreira no Goiânia, em 1967, e teve passagem pelo Goiás, Atlético e Vila Nova. O meia conquistou o título do Campeonato Goiano em 1975 e 1976, quando defendia as cores do Goiás. Além de Goiânia, Luiz Frazão atuou pelo São Paulo em 1976.