Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, comemorado no dia 27, Goiânia vai ficar “verde” no mês de setembro. Prédios públicos e privados vão ser decorados com a cor em alusão à data. A Central de Transplantes de Goiás está realizando ações para sensibilizar a população local sobre a importância da doação. 

O gerente da Central, Luciano Leão, informa que em Goiás grande parte das famílias não permite a retirada dos órgãos. “Nós ainda temos um grande número de negativas familiares, quando existe a possibilidade de doação de um parente que teve morte encefálica,” conta.
Luciano Leão lembra que a legislação brasileira só permite a captação de órgãos com a autorização da família do morto. Segundo ele, o Estado de Goiás tem uma das maiores taxa de rejeição, em torno de 70%.

Um doador pode ajudar até oito pessoas. O gerente da Central de Transplantes de Goiás, Luciano Leão, ressalta a importância de quem tiver o interesse em doar órgãos em caso de morte comunicar o desejo à família.

No próximo dia 9 vai acontecer uma exposição no Aeroporto Santa Genoveva. Universidades goianas também vão ser visitadas para conscientizar os alunos e professores. Os Hospitais Alberto Rassi e de Doenças Tropicais (HDT) também vão receber atividades da Central de Transplantes. Para finalizar a programação, no dia 27 está agendado ação educativa em semáforos de Goiânia.