A Prefeitura de Goiânia inaugurou, na manhã desta terça-feira (24/8), o Centro Integrado de Pediatria do município (Ciped), que já está em funcionamento no Ciams Dr. Domingos Viggiano, localizado no Jardim América. A unidade conta com 9 consultórios médicos e terá 11 subespecialidades da pediatria e é o primeiro centro público especializado em pediatria do Centro-Oeste. O descerramento foi realizado pelo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso, representando o prefeito Rogério Cruz.

Leia também: Mais de 600 mil pessoas com 30 anos ou mais não se vacinaram contra Covid em Goiás; 250 mil não tomaram a 2ª dose

No momento, conforme Pedroso, já estão sendo oferecidos atendimento em sete especialidades: neuropediatra, endocrinopediatra, otorrinopediatra, cardiopediatra, nefropediatra, gastropediatra, pneumopediatra e pediatria de alto risco (quando a criança nasce com baixo peso ou alguma doença congênita). O Ciped também oferece atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com nas especialidades de fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

“Já estamos com o Ciped em pleno funcionamento para atender a todas as crianças de Goiânia que necessitam de atendimentos em subespecialidades em pediatria”, citou o secretário.

A princípio, serão oferecidas 2,8 mil consultas por mês, mas quando o quadro estiver completo serão 4,4 mil, quantitativo suficiente para atender a demanda de Goiânia, segundo o secretário Durval.

“Com essa quantidade de vagas vamos conseguir, em pouco tempo, acabar com as demandas por essas especialidades pelo SUS em Goiânia. Será um salto na qualidade do atendimento dispensado às crianças e adolescentes que precisam de tratamento nessas especialidades e que somente o pediatra não consegue resolver”, conclui.

Atendimento

Antes do tratamento com um dos especialistas do Ciped, é preciso que as crianças e adolescentes passem primeiro pelo atendimento em uma das unidades da atenção primária, como Centros de Saúde (CSs) e Centros de Saúde da Família (CSF), que solicitam o tratamento especializado pediátrico por meio da Central de Regulação de Goiânia.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia