A Central de Fiscalização Covid-19 prossegue neste final de semana com a fiscalização de estabelecimentos de Goiânia. Equipes saíram às 22 horas desta sexta-feira (19) de quatro Batalhões da Polícia Militar (BPM), distribuídos pelos bairros Marista, Jardim America, Sudoeste e Buena Vista, para verificar o cumprimento da lei seca e dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A ação também visa a dispersão de aglomerações que contribuem de forma severa para a propagação do novo coronavírus.

Na madrugada desta sábado (20), um bar no Setor Jardim América foi flagrado após às 23 horas, com várias pessoas, entre elas cinco adolescentes fazendo uso de bebidas alcoólicas e Narquile. O estabelecimento foi autuado por falta de alvará de funcionamento e descumprimento do decreto, as menores foram liberadas apenas com a presença dos pais. O bar também foi autuado pelo juizado por estar vendendo bebidas para menores de idade.

A Central da Guarda Civil através do fone 153, recebeu uma denúncia que em uma chácara no Setor Buena Vista as margens da BR 060, onde estava acontecendo um bailão clandestino. A Guarda Civil e os fiscais da AMMA, foram até a chácara e constataram a denúncia.

Mais de 200 pessoas estavam presentes na festa, todas sem máscaras e consumindo bebidas alcoólicas. O organizador e prioritário do local foram autuados pelos fiscais da AMMA por não haver autorização para o evento e por descumprimento do decreto. No total a fiscalização visitou 17 locais, entre bares, tabacarias, distribuidoras, residências, além de abordagem em praças para dispersar aglomerações.

No domingo (21), a fiscalização ocorre por meio do plantão de denúncias. Em caso de irregularidade ou suspeita, qualquer pessoa pode fazer denuncia por meio do aplicativo “Prefeitura 24 horas”. O Decreto 1.313 combinado com a Lei 8.741 calcula uma multa de R$ 4.705,00 para cada estabelecimento infrator.

A Central de Fiscalização Covid-19 da Prefeitura de Goiânia é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e formada por fiscais de diversos órgãos do município, como Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de contar com o apoio da Polícia Militar.