O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCMGO) realiza nesta terça-feira (9), das 8h às 18h, o 12º Encontro Regional, com objetivo de fortalecer estruturas político administrativas dos municípios. O evento é direcionado para prefeitos, vereadores, servidores públicos municipais e servidores dos tribunais, além de estudantes e sociedade civil organizada.

Em entrevista à Sagres, o presidente do Tribunal, Joaquin de Castro, afirmou que cerca de 1.200 pessoas se inscreveram, mas que diante do tamanho do auditório do K Hotel, local onde ocorrerá encontro, apenas 800 pessoas devem comparecer. “Lamentavelmente, o espaço é pequeno, nós reconhecemos isso. Nós pedimos desculpas aos que não tiveram a inscrição deferida”.

Assista à entrevista completa:

Joaquin argumentou que o volume de inscrições foi além do esperado, mas destacou que isso mostra a confiança que os gestores municipais tem no TCM. “Mostra o interesse em se capacitar. E demonstra a função do TCM que é de orientar, fazer um trabalho preventivo e punir o mínimo possível”.

O evento contará com uma palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, que vai abordar o tema A Importância do Propósito e a Motivação em Cenários Turbulentos. Segundo o presidente do TCMGO, isso deve auxiliar o Tribunal, na maior dificuldade de hoje, que tem sido a gestão de pessoas. “Nós tivemos que nos adaptar, na pandeia, com trabalho à distância e, agora, temos que nos acostumar com o retorno. O grande problema para nós gestores acho que é essa readaptação”, declarou.

Além dessa questão, o encontro também terá o debate de temas como Pacto Nacional pela Primeira Infância e Emendas Pix, além de buscar orientar os municípios quanto á aplicação de recursos neste momento em que a pandemia retrocedeu. “Nós nos preparamos para isso, para orientar os prefeitos em como aplicar esse dinheiro nesse período”.

Ainda em agosto, serão realizados encontros nas cidades de Luziânia, Porangatu, Acreúna e Goiatuba.

Leia mais: