A capital goiana será palco neste domingo (7) de mais uma etapa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, rela. O Goiânia Saints enfrenta o Nova Serrana Forgeds, de Minas Gerais, com início (kickoff) 10h da manhã, no clube da Assesgo.

Este será o primeiro dos dois jogos que a capital goiana sediará nesta primeira fase da competição, como explica, em entrevista à Hora do Esporte desta sexta-feira (5), o atleta e presidente do Goiânia Saints, Marcelo Taveira. Assista a seguir

”O jogo deles é muito físico, eles correm muito com a bola, é uma formação muito pesada que eles usam, então vai ser um jogo bem interessante”, afirma Taveira.

A equipe goiana, que não atuava desde novembro de 2019 em razão da pandemia, acabou derrotada na estreia em Minas Gerais para o Pouso Alegre Gladiadores, pelo placar de 21 a 6, resultado que ficou apertado até o início do último quarto, quando o confronto estava em 7 a 6 para os mineiros. A partida seguinte será no dia 20 de agosto.

Marcelo Taveira, Wendell Pasquetto e Gabriel Agostinho na Hora do Esporte (Foto: Sagres TV)

”A gente precisa das duas vitórias, precisa fazer saldo de pontos para ter chance de ir aos playoffs (mata-mata), que são as fases finais da competição, e só quatro equipes passam”, esclarece Taveira.

No Campeonato Brasileiro, o Goiânia Saints figura no Grupo C, que também conta com Golden Lions-MG, Nova Serrana Forgeds-MG, Tigres FA-MG, Pouso Alegre Gladiadores e Brasília Wizards.

Ingressos

Os ingressos estão sendo comercializados somente de forma digital, pela internet, clicando aqui e custam R$ 20 (inteira) e R$10 (meia).

Para a meia-entrada, será exigida carteirinha de estudante. Outras informações sobre o duelo estão disponíveis no perfil oficial do Goiânia Saints no Instagram @saintsfa ou pelo telefone (62) 99144-2645.

Foto: Instagram/@saintsfa

A equipe

Admirador da NFL (National Football League), a Liga Nacional de Futebol Americano dos Estados Unidos, e um dos mais fortes do elenco, Marcelo Taveira explica como atua pela linha ofensiva do Goiânia Saints.

”A minha função é proteger o nosso Quarterback, que é o cara que recebe a bola e faz o lançamento. O ícone, o mais famoso que a gente tem no nosso esporte, é o Tom Brady”, afirma. ”E também liderar o jogo corrido, que é abrir os ‘gaps’, abrir espaço no campo empurrando outro adversário para que o nosso corredor, o nosso Running Back, possa pegar a bola e correr dentro do campo”, complementa.

Aos 19 anos, o jogador Gabriel Agostinho, diz que acompanha a NFL desde os 13 anos. Ele atua como Outside Linebacker no Goiânia Saints.

”O principal fator é estar na defesa parando as corridas do adversário, que acontecem fora da linha ou dos ‘gaps’, que são as aberturas entre os jogadores. A gente joga atrás da linha principal onde sai o ‘hudl’ da bola”, descreve.

Daniel Nielson é safety do Goiânia Saints, atua na defesa. Na entrevista, ele apresentou o uniforme da equipe goiana e o capacete que leva as bandeiras de Goiás e de Goiânia. Ele reforça que para ser um atleta da modalidade é preciso estar em dia com a academia.

”Jogador de futebol americano que não malha não joga bem dentro de campo. A parte tática, o pré-jogo, o estudo do adversário é 60%, 70% do que compõe”, afirma.

O único apoio do Goiânia Saints vem da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer de Goiás. A equipe busca agora patrocínio junto a empresas para fortalecer ainda mais o esporte no estado.

Daniel Nielson exibe um dos capacetes do Goiânia Saints (Foto: Sagres TV)