Sete companhias de dança de Goiás e de outros Estados, além de uma internacional, vão se apresentar na 7ª edição do Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea, que será realizada de 27 de abril a 10 de maio, no Teatro Goiânia e no Espaço Quasar. Os espetáculos começam sempre às 20 horas. O ingresso custa R$ 10, com meia a R$ 5. O Teatro Goiânia fica na Avenida Tocantins, no Centro da capital.

A Mostra Paralelo 16 tem uma extensa programação, reunindo renomadas companhias de dança. Entre elas estão ModernTable Contemporary Dance Company (da Coreia); Quasar Cia de Dança (GO), com seu mais novo espetáculo Sobre Isto, meu Corpo não Cansa; Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN); companhia de dança do bailarino mineiro João Paulo Gross; grupo de Edson Beserra e seu Composto de Ideias (DF); Mimulus Cia. de Dança (MG); e Grupo de Dança 1º Ato, também de Minas Gerais.

Para abrir o festival, foi escolhido o espetáculo Darkness Poomba, da coreana Modern Table Contemporary Dance Company. Trata-se de um trabalho que reitera o jogo dinâmico da dança, utilizando movimentos por meio de ações performáticas de seus intérpretes, criando uma atmosfera sofisticada e agressiva.

Além das performances artísticas, a mostra também promove oficinas com o objetivo de capacitar e profissionalizar o mercado de dança em Goiás. Serão oferecidos três minicursos ministrados por respeitados profissionais das artes, como a artista visual Sofia Orihuela, que comanda a oficina A Câmera e o Movimento, de 27 de abril a 3 de maio; o coreógrafo da ModernTable, Jae Duk Kim, que coordenará uma oficina sobre dança contemporânea no dia 3 de maio; e Jomar Mesquita, coreógrafo da Mimulus Cia. de Dança, que promove o curso Dança de Salão sob a Visão Contemporânea, que está programado para o dia 10 de maio. As oficinas serão no Espaço Quasar, localizado na Rua T-28, nº 717, Setor Bueno, em Goiânia.

Programação:

5 de maio

DarknessPoomba – ModernTableContemporary Dance Company (Coreia)

6 de maio – Sobre Isto, Meu Corpo não Cansa

Quasar Cia. de Dança (GO)

7 de maio

Rio Cor de Rosa – Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN)

O Crivo – João Paulo Gross (GO)

8 de maio

Vinil de Asfalto – Edson Beserra e seu Composto de Ideias (BSB)

9 de maio

Pretérito Imperfeito – Mimulus Cia.de Dança (MG)

10 de maio

InstHabilidade – Grupo de Dança 1º Ato (MG)

O evento, idealizado pela produtora cultural Vera Bicalho, é uma realização da Quasar Companhia de Dança, com patrocínio do Governo de Goiás, por meio do Fundo de Arte e Cultura, e do projeto O Boticário na Dança, através do Ministério da Cultura (MinC) e da Caixa Econômica Federal (CEF).

Mais informações: (62) 3251-5580