Goiânia sedia nos dias 1º e 2 de dezembro um simpósio para discutir novos modelos de atenção à Saúde. O evento reúne representantes de cooperativas médicas, secretaria de Saúde, setor hospitalar privado, Ipasgo e médicos dirigentes do setor que irão debater mudanças no modelo assistencial brasileiro, como explica o presidente da Federação das Unimedes de Goiás e Tocantins, José Ximenes,
“A intenção é discutir uma nova forma de organização da prestação de serviços na área do setor Saúde para os nossos clientes. É ter um modelo que é implantado hoje na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, a gente quer trazer esses modelo aqui para Goiás”, afirma.
O simpósio visa também à mudança da visão que se tem sobre a Medicina do país, que é atualmente voltada ao tratamento de doenças e não à qualidade de vida e bem-estar, segundo a organização. O médico José Ximenes explica como é possível ter uma vida saudável.
“É preciso se alimentar bem, repousar, fazer exercícios. Alimentar-se bem é ter uma dieta balanceada. A dieta do brasileiro, de uma maneira geral, se ele ingerir as verduras que temos, o arroz, feijão, a carne de maneira equilibrada, é uma dieta de uma composição muito boa, só precisa ser melhor balanceada”, aponta.
Um dos estados que implantou a nova forma de se tratar a Saúde é o Paraná, no sul do país. O médico Marlus Volney de Morais, que é da federação paranaense de Medicina, destaca o que foi adotado no tratamento de pacientes na capital Curitiba.
“Esse modelo tem por finalidade resgatar a atenção centrada no paciente especificamente. Uma das características importantes é que a gente deixa de focar na doença e começa a olhar o paciente que tem um problema de saúde. Às vezes não é nem uma doença e sim uma necessidade que precisa ser atendida. Não só o paciente em si, mas todo o contexto, o emprego e local onde ele trabalha, a família, o convívio. Isso permite que você observe a pessoa mais integralmente e alcança melhores resultados”, ressalta.
O VII Simpósioda Unimed Cerrado acontece no Sicoob UniCentro Brasileira, na Avenida T-8, nº 109, no Setor Marista. Clique aqui para conferir a programação.
Com informações do repórter Jerônimo Junio